Sesapi recebe kits de medicamentos para atender vítimas das chuvas de Picos
Itens incluem anti-inflamatório, analgésicos e insumos hospitalares, que também podem ser destinados a outras cidades que estejam passando por estado de calamidade devido às chuvasA Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) recebeu, nesse domingo (19), kits de medicamentos e insumos enviados pelo Ministério da Saúde para apoiar as ações emergenciais em Picos, um dos municípios mais atingidos pelas chuvas no Piauí. Os kits, compostos por 48 itens, poderão atender 500 pessoas durantes três meses ou 1.500 pessoas por um mês, dependendo da gravidade e da necessidade local.
Além de medicamentos como anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos, os kits incluem insumos estratégicos, como luvas e seringas. Segundo a Sesapi, o material também poderá ser utilizado em outras cidades em estado de calamidade devido às chuvas ou outros desastres naturais.
A superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, Leila Santos, destacou o esforço conjunto para enfrentar a crise. “Quando fomos informados da tragédia de Picos, prontamente buscamos o Ministério da Saúde para nos ajudar neste momento de calamidade e fomos atendidos com o envio de técnicos para o município, para entender a situação e ajudar nas estratégias para ajudar às vítimas”, explicou.
Como parte das ações, a Sesapi criou o Centro de Operações de Emergência (COE), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e unidades hospitalares de Picos. Equipes técnicas visitaram as áreas afetadas para avaliar os danos e definir estratégias de atendimento às comunidades afetadas.