Teresina recebe 7 mil novas doses da vacina contra a dengue
As vacinas serão destinadas a crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos na capitalO Piauí recebeu mais de 7 mil doses da vacina contra dengue enviadas pelo Ministério da Saúde. Os imunizantes foram distribuídos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e serão aplicados como primeira dose em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em Teresina, que integra o Território Entre Rios. A escolha da capital se deve ao fato de os demais municípios da região ainda possuírem estoque da vacina.
A Qdenga, imunizante utilizado na campanha, protege apenas contra dengue e não oferece cobertura para outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como Zika, Febre Amarela e Chikungunya. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina não é indicada para pessoas com imunodeficiência, indivíduos em tratamento imunossupressor, portadores de HIV sintomáticos, gestantes, lactantes e pessoas com hipersensibilidade às substâncias listadas na bula.
Desde dezembro de 2024, a Sesapi informou que conta com um novo Painel Estadual de Arboviroses e a primeira Sala de Situação de Dengue, responsáveis por monitorar semanalmente os casos dessas doenças no estado. A superintendente de atenção aos municípios, Leila Santos, destaca a importância das crianças tomares a dose da vacina. “Precisamos completar o esquema vacinal contra a dengue, não adianta tomar apenas uma dose da vacina. Por isso, pais e responsáveis devem levar seus filhos para tomar a 2ª dose”, afirma.
Apesar do reforço nas ações, a Sesapi alerta para a baixa adesão à segunda dose da vacina em Teresina.
Por: Gabriely Corrêa