Viagora

Agentes impedem fuga de 28 detentos da Penitenciária de Bom Jesus

A ação aconteceu por volta das 23h45 da noite de ontem (20).

Agentes penitenciários conseguiram impedir por volta das 23h45 da noite dessa sexta-feira (20) a fuga de aproximadamente 28 presos do pavilhão D da Penitenciária Regional Dom Abel Alonso Nuñes, na cidade de Bom Jesus.

  • Foto: SinpoljuspiMaterial utilizado na tentativa de fuga.Material utilizado na tentativa de fuga.

De acordo com informações de José Roberto, presidente do Sinpoljuspi, os presos articularam a tentativa de fuga após terem o acesso a uma serra. “Esses presos tiveram acesso a essa serra através de um outro preso que trabalha na cozinha da unidade. Esse preso da cozinha conseguiu ter acesso a uma serra, e como ele é da cozinha, ele consegue entrar dentro dos pavilhões na hora do café, almoço e jantar, e de forma ardilosa entrar com essa serra pra dentro da unidade, deixando-a no pavilhão D", explicou.

  • Foto: SinpoljuspiGrades serradas pelos detentos.Grades serradas pelos detentos.

José Roberto afirmou que após os presos do pavilhão terem acesso ao objeto, serraram as grades e tentaram fugir na noite de ontem, mas não conseguiram. A tentativa de fuga foi impedida logo após quatro agentes penitenciários plantonistas e mais três policiais militares perceberem a ação no momento em que os detentos tentavam escalar uma parede do presídio utilizando uma corda improvisada com lençóis.

A penitenciária de Bom Jesus possui capacidade para abrigar apenas 76 presos, mas atualmente abriga 197 detentos, quase o triplo da sua capacidade. Segundo José Roberto, existe uma dificuldade em definir a capacidade de vagas na penitenciária mas esclarece “a quantidade de vagas é definida através do número de camas. A penitenciária possui 76 camas, então são 76 vagas,” esclareceu o presidente do Sinpoljuspi, que também falou a respeito da superlotação e do baixo número de agentes no presídio que segundo ele dificulta a segurança no local.

Facebook
Veja também