Justiça proíbe pela 2ª vez reabertura do comércio em Parnaíba
A juíza Anna Victória Cavalcanti, da 4ª Vara Cível de Parnaíba, derrubou novamente o decreto assinado pelo prefeito Mão Santa, que permitia a reabertura do comércio na cidade.
A juíza Anna Victória Cavalcanti, da 4ª Vara Cível de Parnaíba, derrubou novamente o decreto assinado pelo prefeito Mão Santa, que permitia a reabertura do comércio na cidade durante o período de quarentena e isolamento social determinado por decreto do governador Wellington Dias.
A decisão da magistrada se deu após o Ministério Público do Estado do Piauí ajuizar uma ação civil pública com pedido de tutela de urgência, que solicitava a anulação do decreto que permitia o funcionamento das atividades econômicas em Parnaíba. Ao analisar a petição, o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) concedeu a liminar determinando a suspensão do decreto por 15 dias, ficando de avaliar após esse prazo a necessidade ou não de manter o parecer.
- Foto: DivulgaçãoPrefeito Mão Santa.
Após encerrar o prazo da liminar, a juíza reavaliou o pedido do Ministério Público e decidiu, nessa quarta-feira (15), que o retorno das atividades comerciais em Parnaíba “continua a contrariar as mais recentes regras da Organização Mundial de Saúde, no combate a disseminação comunitária da Covid-19”.
“Face a necessidade de se resguardar a saúde pública Municipal, evitando que a mesma entre em colapso, diante do surgimento de novos casos de covid-19, bem como, diante da manutenção dos requisitos elencados no art. 300, do NCPC, defiro, novamente, os pedidos de tutela de urgência para determinar a imediata suspensão da aplicação, a contar da intimação, do Decreto Municipal nº 471/2020”, decidiu a magistrada.
A juíza determinou ainda que Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, Conselho Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária Municipal fiscalizem o cumprimento da sentença, sob pena da Prefeitura de Parnaíba cometer crime de desobediência. Caso desobedeça a determinação da Justiça, a Prefeitura pode pagar multa diária de R$ 25 mil a R$ 500 mil.
A medida vale enquanto o governador Wellington Dias mantiver as medidas restritivas em vigor no estado.
Parnaíba
Piauí
Tribunal de Justiça do Piauí - TJ-PI
Prefeitura de Parnaíba
Mão Santa
Coronavírus
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade.Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos.FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19.Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital.Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir