Lacen realiza testes mais sensíveis para detectar o novo coronavírus
Segundo a Sesapi, o teste sorológico por quimioluminescência apresenta uma maior sensibilidade e maior especificidade em relação aos demais testes.
O Governo do Piauí informou que o Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI) adquiriu um noto tipo de deste para detectar a Covid-19, e o resultado poderá ficar pronto em até 48 horas após a amostra entrar no laboratório.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o teste sorológico por quimioluminescência apresenta uma maior sensibilidade e maior especificidade em relação aos demais testes. Ao entrar em contato com o material coletado dos pacientes, o reagente começara a emitir uma luminosidade que irá variar de intensidade dependendo da quantidade de anticorpos presente na amostra.
- Foto: Divulgação/Governo do PiauíLacen realiza testes mais sensíveis para detectar o novo coronavírus.
Segundo o Lacen, quanto maior a intensidade, mais anticorpos o indivíduo irá possuir, indicando a presença ou não do vírus. O resultado do teste ficará pronto em até 48 horas após a entrada da amostra coletada no laboratório, e o exame só poderá ser feito em ambiente laboratorial, após a coleta venosa no paciente.
A diretora do Lacen, Walterlene Carvalho, explica que os primeiros testes e os equipamento adquiridos, que possibilitam a realização do exame, serão utilizados em um inquérito sorológico com os profissionais da saúde que atuam nos hospitais da rede estadual. O Lacen está realizando um levantamento das unidades que compõem a rede para determinar a quantidade de testes que será realizado em cada hospital.
“Esse inquérito vai nos permitir traçar um perfil epidemiológico que irá permitir uma tomada de ações mais efetivas no enfrentamento a Covid-19”, explica a diretora do Lacen.
Teresina
Piauí
Governo do Piauí
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Coronavírus
Covid-19
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade.Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos.FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19.Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital.Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir