Procuradores do Piauí protestam contra PEC que altera conselho do MP
De acordo com o MPPI, a PEC 05/2021, se aprovada, promoverá diversas alterações na composição e no funcionamento do Conselho Nacional do Ministério Público.
O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), a Procuradoria Regional do Trabalho no Piauí e a Procuradoria Regional da República no Piauí realizaram nesta quarta-feira (13), um ato contra a Proposta de Emenda à Constituição 05/2021. A mobilização aconteceu no MP estadual, localizado na zona Leste da capital.
Durante a ação, os chefes dos Ministérios Públicos Estadual, Federal e do Trabalho afirmaram que a PEC representa um prejuízo à independência funcional dos membros do MP brasileiro.
- Foto: Divulgação/MPPIAto contra a Proposta da Emenda à Constituição.
‘’Nosso posicionamento é contrário a aprovação dessa PEC porque fere a autonomia da instituição e até mesmo fragiliza o combate à corrupção praticado por organizações criminosas e agentes políticos. A sociedade, em suma, seria afetada com o não combate à corrupção, o combate eficiente’’, disse o chefe do Ministério Público Estadual, Cleandro Moura.
De acordo com o MPPI, a PEC 05/2021, se aprovada, promoverá diversas alterações na composição e no funcionamento do Conselho Nacional do Ministério Público. Outra modificação da proposta seria a escolha do Carregador Nacional do Ministério Público, que passaria a ser feita pela Câmera dos Deputados, atualmente eleito pelos conselhos do CNMP.
Conforme o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho, Edno Moura, há uma grande preocupação com os retrocessos dessa proposta tanto para a atuação do MPT, como para o Ministério Público como um todo.
Também se pronunciaram contra a PEC, o presidente da Associação Piauiense do Ministério Público (APMP), Albertino Rodrigues, o representante do Ministério Público de Contas, Leandro Maciel e Antônio Cavalcante, Procurador da República no Piauí.
Teresina
Piauí
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Procuradoria-Geral do Estado do Piauí
Ministério Público de Contas do Piauí - MPC-PI
Ministério Público do Trabalho
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina.Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado.TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina.Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano.Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir