Leitos de UTI de hospitais públicos atingem 100% de lotação, diz FMS
Segundo Gilberto Albuquerque, a expectativa é que ainda na tarde de hoje o número de leitos disponibilizados com os pacientes em espera sejam equalizados.
Na manhã desta terça-feira (23), o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, informou que Teresina já está com ocupação de 100% nos leitos de UTI Covid-19 públicos.
Segundo Gilberto, a maioria dos pacientes são oriundos do interior do Estado, e a expectativa é que ainda na tarde de hoje o número de leitos disponibilizados com os pacientes em espera sejam equalizados.
- Foto: Luís Marcos/ ViagoraFMS
Nove pacientes já aguardam em fila de espera por uma vaga em leitos para o tratamento do vírus. Conforme a FMS, há 113 leitos na cidade. “De leitos clínicos, nós temos em torno de 88% da ocupação. A situação está difícil. Mas estamos tomando algumas medidas, como abertura de cinco novos leitos no Dirceu e mais cinco no HGV. Nós tivemos um problema nessa fase de agora que a rede privada reduziu significamente o número de leitos, por várias razões. Um leito de UTI custa muito caro. Hoje tenho 6 pacientes de convênios porque não tem hospital para receber esses pacientes", afirmou Gilberto.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), nos últimos meses de 2020, com a redução dos casos de Covid-19 (média de 360 por dia) e consequente queda nas internações e óbitos (média de seis por dia), o Comitê de Operações Emergenciais (COE-PI) aprovou a redução da quantidade de leitos e remanejou o restante para tratamento para outras patologias, com o retorno das cirurgias eletivas.
Neste momento, o estado do Piauí conta com 234 leitos de UTI para o atendimento de pacientes com Coronavírus. Desse total, 65 leitos (27,9%) estão habilitados pelo Ministério da Saúde, por meio de portarias ministeriais (GM/MS 3576/18/12/2020 e GM/MS 3449 16/12/2020), que têm vencimento em fevereiro de 2021.
Os 168 (72,1% ) restantes estão sendo custeados por entes do Estado – Secretaria de Estado da Saúde e Fundação Municipal de Saúde de Teresina.
Teresina
Piauí
Fundação Municipal de Saúde - FMS
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Covid-19
Hospital Getúlio Vargas - HGV
-
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade. -
Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos. -
FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19. -
Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital. -
Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir