TCE fiscaliza postos de vacinação contra Covid-19 em Teresina
Segundo o órgão, o acompanhamento da política de vacinação visa verificar o uso adequado dos recursos existentes e a observância de critérios técnicos e legais definidos.
Nos dias 5 e 6 de março, membros da Comissão Covid-19 do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) acompanharam a vacinação de idosos realizada pela Fundação Municipal de Saúde em Teresina.
Segundo o órgão, o acompanhamento da política de vacinação visa verificar, em virtude da escassez de insumos, o uso adequado dos recursos existentes e a observância de critérios técnicos e legais definidos.
Entre os problemas, a comissão observou que nessa etapa de vacinação, que incluiu idosos de 81 a 84 anos, a FMS não possuía dimensionamento adequado do quantitativo de pessoas enquadradas na fase da vacinação, assim a estruturação de postos foi pequena para a demanda, o que causou longos períodos de espera em filas de automóveis. Outro ponto de gargalo verificado foi a demora no cadastramento das informações.
- Foto: Divulgação/TCE-PIComissão Covid-19 do TCE-PI fiscaliza postos de vacinação em Teresina.
Diante da situação, a comissão percebeu que a FMS precisa estabelecer metodologias que resultem em minimizar os problemas detectados, tendo em vista que ainda haverá outras etapas que irão priorizar pessoas também do grupo de idosos.
“Alguns pontos precisam ser aprimorados para que o serviço seja realizado com mais agilidade e adequação”, disse a coordenadora da comissão, Geysa Elane.
A equipe concluiu que a participação do TCE-PI na fiscalização do serviço de vacinação foi importante para que o órgão pudesse ter conhecimento de como o processo é realizado, além de observar a metodologia empregada pela Fundação Municipal da Saúde.
Nessa segunda-feira (8), a coordenadora Geysa Elane participou de reunião com a FMS e com o Ministério Público do Piauí e reportou as observações feitas durante o acompanhamento da vacinação, colocando para discussão as inconsistências e as boas práticas.
Teresina
Piauí
Tribunal de Contas do Estado do Piauí - TCE-PI
Fundação Municipal de Saúde - FMS
Vacina contra Covid-19
Covid-19
-
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade. -
Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos. -
FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19. -
Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital. -
Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir