Viagora

Presidente do TJ-PI acompanha trabalho da Justiça Itinerante

O desembargador acompanhou cada departamento responsável pela prestação de serviços à população de forma gratuita.

O segundo dia da Justiça Itinerante no bairro Cabral, no Fórum Cível e Criminal Desembargador Joaquim de Souza Neto Piauí, foi visitado por José Ribamar Oliveira, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.

O desembargador acompanhou cada departamento responsável pela prestação de serviços à população de forma gratuita.

Foto: Divulgação/ TJPIJosé Ribamar Oliveira acompanha trabalho da Justiça Itinerante
José Ribamar Oliveira acompanha trabalho da Justiça Itinerante

Para o presidente do TJPI, a Justiça Itinerante é muito importante na prestação judicial. “A Justiça Itinerante é muito importante na prestação jurisdicional, principalmente nas questões mais simples que afligem a população, como divórcio consensual, reconhecimento de paternidade espontâneo, entre outros serviços prestados pelos nossos parceiros, como expedição de identidade, encaminhamento para sistema de emprego, enfim, é um trabalho social relevante. Na próxima gestão serei superintendente deste serviço e vamos incrementar para que a população seja cada vez mais melhor atendida”, destacou.

Além de José Ribamar Oliveira, Marcelo Pierot, defensor público e diretor da Justiça Itinerante na Defensoria Pública do Estado do Piauí, também esteve na visita, e destacou a parceria e o papel da Justiça Itinerante na resolutividade de questões simples, mas importantes para a população.

Segundo o defensor público, a jornada da Itinerante já faz parte do calendário da Justiça Piauiense. “A jornada da Itinerante já faz parte do calendário da Justiça Piauiense e a Defensoria tem esse setor permanente que faz atendimento de segunda a sexta e participa de projetos, tanto do Judiciário como do poder executivo municipal, estadual e empresas públicas e privadas, no intuito de colaborar com o acesso à Justiça. A jornada compõe esse sistema de acesso à Justiça de forma permanente porque consegue dar resolutividade a questões mais simples e que precisam desse olhar especial”, comentou.

De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), os serviços da Justiça Itinerante são gratuitos e seguem até sexta-feira (28), no Fórum Cível e Criminal Desembargador Joaquim de Souza Neto Piauí, na Praça Desembargador Edgar Nogueira, em frente ao prédio histórico do Tribunal de Justiça do Piauí, com os atendimentos com início por volta das 8h, com o sistema de distribuição de senhas.

Segundo o TJPI, são ofertados os serviços de reconhecimento de paternidade; retificação de registro civil de nascimento, casamento e óbito; divórcio consensual; reconhecimento de união estável; suprimento e dissolução de união estável; suprimento/justificação de óbito; 2º via de Registro Civil e RG (1ª e 2ª vias).

Facebook
Veja também