Vereadores derrubam veto de Doutor Pessoa ao Orçamento 2023
Nesta terça-feira (13), a Câmara Municipal votou durante sessão o orçamento com vetos encaminhado pela prefeitura.
Nesta terça-feira (13), os vereadores da Câmara Municipal de Teresina derrubaram o veto do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) à emenda de R$ 135 milhões, com pastas que favorecem a saúde, transporte e educação, do Legislativo apresentada ao Orçamento de 2023, durante sessão na Câmara Municipal.
Conforme o relator da Lei Orçamentária 2023, Alan Brandão (PDT), as modificações foram realizadas para sanar as necessidades da população. “É um trabalho que vem respeitando a vontade da população de Teresina. Então nós ajustamos o orçamento pra melhorar a Saad Sudeste, a Saad rural, o transporte público, destinamos recurso pra educação e pra saúde, que hoje nós vivemos uma situação complicada, então a gente representa aqui a população, estamos ouvindo e colocamos em prática.”, informou o vereador.
Ainda durante esclarecimento sobre o remanejamento de gastos do Executivo de 35% para 20%, e não para 10% como foi previsto inicialmente. Dessa forma, a Prefeitura de Teresina precisa encaminhar ao Poder Legislativo um novo projeto que aponte o acréscimo. “Será aumentado de 10% para 20% a questão do remanejamento, para então dar uma liberdade maior pra que se possa trabalhar e não ter prejuízos pra questão de gasto com pessoal, previdência e no caso da iluminação pública, na expansão ou manutenção da nossa iluminação pública, mas isso carece de um novo projeto.”, informou Alan Brandão.
Abstenção de votos
Durante a sessão na Casa, três vereadores se abstiveram do voto ao veto do prefeito: Dudu (PT), Joaquim Caldas (MDB) e o representante da prefeitura na Câmara, Antônio José Lira (PSD). Este último defendeu a parceira entre os poderes, onde mesmo com as emendas do prefeito vetadas foi possível flexibilizar o remanejamento do prefeito Dr. Pessoa.
“Essa derrubada de veto mostrou foi o espírito público e a grandeza que tem o doutor Pessoa é entender que precisava um entendimento já que a câmara tinha feito um remanejamento que atingiu de maneira direta a ETURB, a Secretaria de Governo e algumas outras pastas. Não houve nenhuma briga com a prefeitura, foi feito um remanejamento, mas na hora que a prefeitura foi requisitada, ela é imediatamente, mandou o Quadro de Detalhamento Demonstrativo da Gestão e chegamos no entendimento.”, ressaltou o vereador Antônio José Lira.
Bancada do PP será aguerrida e comprometida com Teresina, diz Samantha Cavalca
A vereadora também ressaltou que a última gestão deixou a capital desorganizada.Prefeitura de Teresina define estratégias para enfrentar período chuvoso na zona Norte
O Comitê de Enfrentamento à Calamidade discutiu nessa segunda-feira (13), ações emergenciais e monitoramento de áreas de risco.Rafael Fonteles divulga calendário de pagamentos de servidores estaduais 2025
O governador divulgou na tarde dessa segunda-feira (13) através de suas redes sociais.Petrus defende expulsão dos deputados que traíram o PP se não seguirem prazo
Segundo o vereador, o Partido Progressistas está consolidando sua identidade política e adotando um perfil mais alinhado.Partido dos Trabalhadores precisa se reconectar com as bases, diz João Pereira
O vereador, que será candidato à presidência estadual do PT no Piauí, afirmou que o partido precisa ter humildade e reconhecer que se distanciou dos movimentos sociais.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir