TJ-PI acolhe recurso de motorista contra Prefeitura de Uruçuí
Conforme o TJ-PI, o servidor foi contratado sem adoção de um concurso público, porém mesmo o contrato sendo considerado nulo devido esse fator, o mesmo continua gerando efeitos.
A 6ª Câmara de Direito Público de Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) ofereceu provimento ao recurso de apelação cível interposto pelo servidor contratado Charles Alves da Costa para condenar o município de Uruçuí ao pagamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) relativo ao período trabalhado pelo autor.
Conforme o Acórdão, o servidor foi contratado sem aprovação em um concurso público para trabalhar na função de motorista em dezembro de 2013. Porém mesmo o contrato sendo considerado nulo devido esse fator, o mesmo continua gerando efeitos, como o pagamento dos dias trabalhados e do recolhimento do FGTS, visto que o trabalhador prestou o serviço que estava disposto no acordo firmado com o município.
“Em que pese constar o contracheque do autor, possuidor de cargo de motorista, na ‘folha de pagamento Uruçuí comissionado’, não se verifica nos autos a existência de Portaria editada pelo ente público nomeando e/ou exonerando o mesmo do cargo de motorista, ratificando o fato de tratar-se, na verdade, de um contrato temporário”, conforme consta no trecho do Acórdão.
Ainda segundo o Acórdão, o município também deve pagar os salários que ficaram em aberto de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2016.
O juiz Rodrigo Tolentino, que representou o órgão no julgamento da sentença de primeiro grau, havia julgado a solicitação do autor Charles Alves da Costa como improcedente, pois entendeu que os servidores públicos contratados sem prestar concurso público, para cargos em comissão, estão submetidos ao regime estatuário.
-
Prefeito de Alto Longá suspende edital de concurso público
De acordo com o decreto, a suspensão foi necessária diante do inquérito policial que apura indícios de irregularidades e favorecimentos. -
Juiz suspende eleição da Federação de Futebol do Piauí
De acordo com a decisão, a eleição aconteceria nesta quarta-feira (15), mas por violar o Estatuto da Federação foi imediatamente suspensa. -
Piauí se destaca com maior percentual de notas altas na redação do Enem 2024
O secretário de Educação, Washington Bandeira, atribuiu o desempenho ao trabalho desenvolvido nas escolas. -
Mais de 500 escolas públicas do Piauí receberão novo mobiliário em 2025
De acordo com o Governo do Estado, serão investidos R$ 50 milhões para melhorar a infraestrutura das escolas estaduais até o ano de 2026. -
Defensoria Pública de Picos promove campanha de arrecadação para vítimas de enchentes
Doação de roupas, alimentos e itens de higiene também podem ser entregues em Teresina, no edifício-sede da Defensoria, das 8h às 14h.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir