TJ-PI acolhe recurso de motorista contra Prefeitura de Uruçuí
Conforme o TJ-PI, o servidor foi contratado sem adoção de um concurso público, porém mesmo o contrato sendo considerado nulo devido esse fator, o mesmo continua gerando efeitos.
A 6ª Câmara de Direito Público de Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) ofereceu provimento ao recurso de apelação cível interposto pelo servidor contratado Charles Alves da Costa para condenar o município de Uruçuí ao pagamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) relativo ao período trabalhado pelo autor.
Conforme o Acórdão, o servidor foi contratado sem aprovação em um concurso público para trabalhar na função de motorista em dezembro de 2013. Porém mesmo o contrato sendo considerado nulo devido esse fator, o mesmo continua gerando efeitos, como o pagamento dos dias trabalhados e do recolhimento do FGTS, visto que o trabalhador prestou o serviço que estava disposto no acordo firmado com o município.
“Em que pese constar o contracheque do autor, possuidor de cargo de motorista, na ‘folha de pagamento Uruçuí comissionado’, não se verifica nos autos a existência de Portaria editada pelo ente público nomeando e/ou exonerando o mesmo do cargo de motorista, ratificando o fato de tratar-se, na verdade, de um contrato temporário”, conforme consta no trecho do Acórdão.
Ainda segundo o Acórdão, o município também deve pagar os salários que ficaram em aberto de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2016.
O juiz Rodrigo Tolentino, que representou o órgão no julgamento da sentença de primeiro grau, havia julgado a solicitação do autor Charles Alves da Costa como improcedente, pois entendeu que os servidores públicos contratados sem prestar concurso público, para cargos em comissão, estão submetidos ao regime estatuário.
Semec abre nova fase de renovação das matrículas para 2025 na segunda
O Secretário Municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes informou que nesta segunda etapa o período de matrículas é de 25 a 29 de novembro.Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina.Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado.TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina.Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir