Antiga tradição de reisado se mantém viva na cidade de Teresina
De acordo com a prefeitura de Teresina, um dos exemplos de locais que ainda mantém a tradição viva, é na região da Formosa.
Com o objetivo de resgatar a cultura do reisado, a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), vem incentivando grupos culturais em diversas regiões da cidade, atuando diretamente dentro dos bairros e comunidades rurais, onde a tradição ainda se mantem viva.
De acordo com a prefeitura de Teresina, um dos exemplos de locais que ainda mantém a tradição viva, é na região da Formosa, que fica localizada a cerca de 50 km da região central da cidade.
Ênio Portela, que é o presidente da FMC, destacou a parceria da pasta da cultura com os mestres de reisado, e comenta que nos últimos dois anos, os grupos existentes passaram a receber mais atenção. “É uma tradição que as famílias teresinenses gostam muito, especialmente as que vivem nas áreas rurais e periféricas, onde as pessoas costumam valorizar nosso folclore. Não vamos medir esforços para continuar contribuindo com esses grupos, inclusive já iniciamos um diálogo com o prefeito Dr. Pessoa para melhorarmos os investimentos neste setor”, confirma Ênio Portela.
Nesse sábado (07), as comemorações continuaram no bairro Promorar, na zona Sul de Teresina, onde ocorreu apresentações dos reisados Reis de Ouro, Boi Estrela, Grupo Candeeio Cultural e atrações musicais da comunidade.
Teresina
Piauí
Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC)
Prefeitura de Teresina
Piauí
-
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina. -
Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado. -
TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina. -
Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano. -
Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir