Programa Florescer em Teresina registra crescimento de atendimentos a mulheres
Até setembro de 2024, já foram acolhidas 1.527 mulheres e 453 crianças, com 256 mulheres recebendo apoio psicológico.
O Serviço de Atendimento Integral às Mulheres e suas Crianças – Florescer, oferecido pela Prefeitura de Teresina através da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), alcançou um aumento expressivo no número de atendimentos nos últimos quatro anos. Desde o início da gestão, em 2021, o serviço ampliou sua capacidade de acolhimento, passando de 146 mulheres atendidas no primeiro ano para 1.527 até setembro de 2024, um crescimento mais de dez vezes maior.
Segundo a secretária da SMPM, Karla Berger, esse crescimento está diretamente ligado à expansão dos serviços oferecidos e à inauguração de novas unidades. Em 2022, foi aberta a unidade Florescer Sul, seguida da inauguração da unidade Florescer Norte II em 2023, totalizando cinco unidades em funcionamento atualmente. "Esse crescimento, dez vezes maior, reflete o impacto da ampliação e fortalecimento do atendimento oferecido a mulheres em situação de vulnerabilidade na capital. São muitas mulheres nesta situação e que precisam desses serviços", destacou Karla.
Além do aumento no número de mulheres atendidas, o programa também registrou crescimento no acolhimento de crianças, que recebem apoio por meio de atividades lúdicas e socioeducativas, ajudando no desenvolvimento psicossocial em um ambiente de acolhimento e segurança.
Os dados apontam para um aumento contínuo no número de atendimentos ao longo dos últimos anos. Em 2022, o serviço atendeu 1.001 mulheres e 366 crianças, além de realizar 180 atendimentos de escuta qualificada, um serviço de apoio psicológico que passou a ser oferecido em 2021. No ano seguinte, em 2023, o atendimento subiu para 1.263 mulheres e 448 crianças, com 214 mulheres beneficiadas pela escuta qualificada. Até setembro de 2024, já foram acolhidas 1.527 mulheres e 453 crianças, com 256 mulheres recebendo apoio psicológico.
Introduzida em 2021, a escuta qualificada tem sido um marco no atendimento do Florescer, oferecendo suporte psicológico para as mulheres em situação de violência e vulnerabilidade. O serviço permite que elas expressem suas vivências e emoções, contribuindo para a superação dos traumas. A inclusão desse tipo de atendimento vem sendo reconhecida como uma das principais melhorias no acolhimento oferecido pelo Florescer, sendo essencial para a recuperação emocional e o fortalecimento das mulheres atendidas.
O Florescer tem como objetivo não apenas atender emergências, mas também promover a autonomia e o empoderamento das mulheres. Para isso, o serviço adota uma abordagem de equidade de gênero e oferece cursos e oficinas profissionalizantes, rodas de conversa e outros mecanismos de apoio social.
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina.Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado.TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina.Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano.Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir