Rafael Fonteles inaugura escritório da Investe Piauí na China
O espaço busca internacionalizar a economia do Piauí a partir da expansão das relações comerciais e de investimentos.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, inaugurou nesta segunda-feira (14) o mais novo escritório internacional da Investe Piauí, localizado no complexo Sea World de Xiamen, na China. Este é o primeiro espaço brasileiro dentro do edifício voltado para as negociações entre os países que compõem o BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
De acordo com o governador, a iniciativa tem como objetivo fortalecer as relações comerciais e promover a internacionalização da economia piauiense, por meio da ampliação das relações comerciais e de investimentos internacionais.
Após a inauguração, foi dado início ao Investe Piauí Day, evento que reuniu mais de 80 empresários do Piauí e empresários chineses para rodadas de negócios. A expectativa é que essa aproximação fomente tanto a exportação de produtos piauienses para a China quanto a aquisição de insumos e maquinário para fortalecer a produção local.
Segundo o governador Rafael Fonteles, a instalação do escritório no complexo Sea World é uma oportunidade ímpar para o Piauí. “Neste edifício temos instaladas 75 empresas de várias partes do mundo, especialmente dos países do BRICS. A Investe Piauí surge aqui como a primeira presença brasileira neste complexo. Logo, temos uma oportunidade única de fortalecer as relações comerciais, os investimentos, a transferência de tecnologias e muito mais”, declarou o gestor em suas redes sociais.
O Governo de Xiamen cedeu gratuitamente o espaço para o escritório piauiense, reforçando a parceria entre as regiões e facilitando a entrada do estado em um dos centros de negócios mais estratégicos da China. O foco do escritório será atrair investimentos estrangeiros para o Piauí e explorar oportunidades comerciais em áreas como agropecuária, mineração, economia digital, educação e saúde.
Durante o Investe Piauí Day, o governador destacou a importância da presença dos empresários piauienses na China. “O Piauí é um grande importador de produtos feitos na China, da mesma forma que exportamos produtos essenciais para as empresas chinesas. Então, temos aqui empresários de vários setores dispostos a fazer negócios, aos quais agradeço por acreditarem nessa iniciativa do Piauí de estreitar relações e internacionalizar a nossa economia. Tenho a certeza de que será um sucesso”, afirmou Fonteles.
Os mais de 80 empresários piauienses que participaram das rodadas de negócios representam setores variados, incluindo agropecuária, mineração, construção civil e saúde. A ideia é explorar oportunidades tanto para exportação quanto para importação de produtos e tecnologias que ajudem a modernizar a produção no estado.
-
Artesanato piauiense em 2025 realizará expansão do mercado digital
A expansão do mercado digital será realizada por meio da Plataforma de Comercialização de Artesanato, dentro do Programa Made in Piauí. -
Lei altera valores sobre os serviços prestados pelo Tribunal de Justiça do Piauí
Conforme o governo, a medida altera a Lei nº 6.920, de 23 de dezembro de 2016, incluindo faixas de valores em vários códigos das tabelas disponibilizadas na legislação. -
Homem é assassinado a tiros dentro de casa no bairro Satélite
Conforme informações preliminares, o homicídio foi consumado dentro da residência da vítima que foi invadida pelos criminosos nessa segunda-feira (30). -
Rafael Fonteles inaugura Central de Diagnósticos em Esperantina
Em seu discurso, Fonteles ressaltou o impacto social da obra, que vai descentralizar a realização de consultas com diversos especialistas no município. -
Defesa Civil discute ações emergenciais para desabrigados após fortes chuvas em Picos
Uma audiência pública de emergência foi realizada nessa segunda-feira (30) na Câmara de Picos para alinhar as ações integradas entre os órgãos de assistência.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir