Viagora

Secretaria de Inteligência Artificial destaca pioneirismo do Piauí

O evento ocorreu nesse fim de semana, onde a SIA pode apresentar suas iniciativas e reforçar o papel do Piauí como pioneiro na área de inteligência artificial.

O Governo do Piauí, divulgou a participação da Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA), no Nordeste Tech GameXP, reunindo gamers, entusiastas da cultura geek e tecnologia, ocorrido nesse fim de semana no Centro de Convenções em Teresina. No evento, a SIA pode apresentar suas iniciativas e reforçar o papel do Piauí como pioneiro na área de inteligência artificial.

“A SIA está aqui para mostrar à população como atua: otimizando serviços, evitando retrabalho e promovendo a transição digital no Piauí. Somos a primeira Secretaria de Inteligência Artificial da América Latina e queremos ampliar o entendimento sobre inteligência artificial, tanto para os jovens quanto para os servidores públicos e a população em geral, mostrando como a IA pode transformar a gestão e melhorar o atendimento à sociedade”, afirmou Yasmin Lima, coordenadora de Popularização da Ciência da SIA, ressaltando que a participação da secretaria no evento teve um intuito de aproximar a tecnologia da população, inserindo o estado no cenário global de inovação.

Foto: Divulgação / Governo do PiauíSIA no Nordeste Tech GamesXP
SIA no Nordeste Tech GamesXP

De acordo com a SIA, o Piauí é o primeiro estado do Brasil a ter uma secretaria específica para tratar de assuntos ligados à IA, sendo reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como o primeiro território nas Américas a implementar o ensino de inteligência artificial na educação básica.

Conforme a SIA, mais de 120 mil estudantes da rede pública estadual cursam a disciplina obrigatória de inteligência artificial, integrada ao currículo do 9º ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio, desde o início de 2024.

Segundo a SIA, nos dois dias do evento, através de uma parceria com a Investe Piauí, o estande interativo recebeu um grande público, e foram apresentadas iniciativas voltadas à educação, economia digital e ciência. A presença da secretaria foi de suma importância para o fortalecimento do ecossistema tecnológico e inspirou novas gerações a se engajarem com a inovação. O Nordeste Tech GameXP contou com competições de jogos eletrônicos como CS2, Valorant e Free Fire, exposições de produtos geek e tecnológicos, e um campeonato de cosplay, consolidando-se como um marco para a integração entre tecnologia, cultura e economia criativa no Piauí.

Por: Jéssica Borges

Facebook
Veja também