Hospital Infantil Lucídio Portella recebe nova agência transfusional
De acordo com a Sesapi, o objetivo é ampliar a oferta de serviços hemoterápicos para crianças e adolescentes
O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), afim de ampliar a oferta de serviços hemoterápicos para crianças e adolescentes, abriu uma Agência Transfusional no Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP). O intuito é fortalecer o atendimento pediátrico, proporcionando mais agilidade, segurança e eficiência nas transfusões de sangue e procedimentos relacionados.
De acordo com o diretor geral do HILP, Dr. Ribamar Bandeira, a instalação da agência atende a uma demanda urgente da unidade, referência em atendimento pediátrico no estado. "Garantir a oferta de sangue em um hospital como o HILP é essencial. Esta é a 23ª agência transfusional implantada no estado, ampliando a capacidade do Hemopi e reforçando nossa missão de salvar vidas com atendimento de excelência", explicou.
Ainda conforme o diretor, a nova unidade funciona 24 horas por dia, tem capacidade para realizar cerca de 100 transfusões mensais, além de suprir às demandas de reservas cirúrgicas de médio e grande porte. "Com tecnologias avançadas para o processamento e armazenamento de hemocomponentes, garantimos maior segurança nos procedimentos e agilidade no atendimento", destacou o gestor.
Conforme a Sesapi, foram feitos investimentos na aquisição de equipamentos modernos, como centrífugas, geladeiras especializadas e reagentes para exames imuno-hematológicos, afim de assegurar a eficácia dos serviços prestados. Além disso, a equipe da agência passou por um treinamento, para realizar com segurança e qualidade, todas as etapas do processo transfusional, que incluem exames pré e pós-transfusionais, seleção e preparo de hemocomponentes, realização da transfusão e o monitoramento por meio da hemovigilância hospitalar.
Segundo o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, a iniciativa faz parte da política de descentralização do Hemopi, buscando expandir os serviços hemoterápicos para dentro das unidades hospitalares. "Já implantamos agências transfusionais no HGV, na Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa e agora no HILP. Isso garante agilidade e precisão no atendimento, além de reforçar nosso compromisso com os pacientes do SUS", afirmou o gestor.
De acordo com a Sesapi, o Hospital Infantil Lucídio Portella é referência no atendimento pediátrico no Piauí, com 108 leitos exclusivos para pacientes do SUS e, a nova agência transfusional representa um marco significativo no atendimento a emergências e procedimentos de alta complexidade, consolidando o HILP como uma instituição de excelência em saúde infantil no estado.
Sesapi promove seminário sobre prevenção de ISTs com universitários
O evento ocorrerá nesta sexta-feira (06), com foco na Prevenção da Transmissão Vertical do HIV e Sífilis.HEDA faz cirurgias inéditas e avança em procedimentos complexo
Segundo o governo do Piauí, a primeira cirurgia, uma gastrectomia subtotal, foi realizada pelo médico-cirurgião Paulo AugustoHospital da PM-PI passa a oferecer serviço de Ortogeriatria em Teresina
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), o hospital dispõe de 106 leitos e cerca de 60% das internações são de idosos.Heda instala novos berços para recém-nascidos no Centro Obstétrico em Parnaíba
Para a diretora-geral do HEDA, Wal França, além do conforto e segurança, os novos berços representam um acolhimento especial para os nossos recém-nascidos e suas famíliasHospital Infantil Lucídio Portella realiza ações na 7ª edição do Novembrinho Azul
Segundo o Governo Estadual, o projeto foi idealizado pelo urologista Dr. Djalma Ribeiro Costa em 2017 e se tornou uma referência em saúde preventiva para o público masculino infantojuvenil.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir