Sesapi promove seminário sobre prevenção de ISTs com universitários
O evento ocorrerá nesta sexta-feira (06), com foco na Prevenção da Transmissão Vertical do HIV e Sífilis.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) promoverá um Seminário de Prevenção da Transmissão Vertical do HIV e Sífilis. O evento, que será realizado no auditório da Tupperware, na Avenida Frei Serafim, a partir das 8h, ocorrerá nesta sexta-feira (06), integrará a programação estadual da campanha Dezembro Vermelho 2024, e tem por objetivo, apoiar os esforços para que o Piauí conquiste o selo de erradicação da transmissão vertical dessas doenças.
De acordo com a Sesapi, em 2023, dados do sistema de informação apontaram dois casos de crianças infectadas por HIV por transmissão vertical e 365 registros de sífilis congênita no estado.
Segundo a coordenadora de Doenças Transmissíveis da Sesapi, Karinna Amorim, o trabalho da secretaria tem buscado fortalecer a prevenção e o enfrentamento das doenças em todos os 224 municípios do estado, com o objetivo de eliminar a transmissão vertical do HIV e da sífilis.
"Convidamos profissionais de todos os municípios, tanto da rede pública quanto privada, a participarem deste evento. A propagação do conhecimento é fundamental para garantir que os protocolos de atendimento e manejo sejam aplicados em todo o estado, contribuindo para a erradicação da transmissão vertical", pontuou a gestora.
Conforme a Sesapi, o seminário reunirá profissionais da saúde da rede hospitalar, maternidades, atenção primária, pesquisadores e o público em geral. Dentro da programação haverá apresentação do cenário epidemiológico do estado, com dados sobre gestantes diagnosticadas com HIV e sífilis, além de informações sobre crianças expostas ao HIV e à sífilis congênita. Serão realizadas ainda, palestras sobre o manejo clínico adequado para gestantes e crianças afetadas pelas duas doenças.
Hospital Infantil Lucídio Portella recebe nova agência transfusional
De acordo com a Sesapi, o objetivo é ampliar a oferta de serviços hemoterápicos para crianças e adolescentesHEDA faz cirurgias inéditas e avança em procedimentos complexo
Segundo o governo do Piauí, a primeira cirurgia, uma gastrectomia subtotal, foi realizada pelo médico-cirurgião Paulo AugustoHospital da PM-PI passa a oferecer serviço de Ortogeriatria em Teresina
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), o hospital dispõe de 106 leitos e cerca de 60% das internações são de idosos.Heda instala novos berços para recém-nascidos no Centro Obstétrico em Parnaíba
Para a diretora-geral do HEDA, Wal França, além do conforto e segurança, os novos berços representam um acolhimento especial para os nossos recém-nascidos e suas famíliasHospital Infantil Lucídio Portella realiza ações na 7ª edição do Novembrinho Azul
Segundo o Governo Estadual, o projeto foi idealizado pelo urologista Dr. Djalma Ribeiro Costa em 2017 e se tornou uma referência em saúde preventiva para o público masculino infantojuvenil.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir