Tribunal de Justiça do Piauí finaliza formação da 1ª turma do Projeto Expande
De acordo com o TJ-PI, o Expande é um projeto socioeducacional criado pela startup TRON Ensino de Robótica Educativa
Na última quarta-feira (27), o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) concluiu a formação da primeira turma do Projeto Expande, uma iniciativa em parceria com a TRON Robótica Educativa, destinada à inclusão digital de jovens. O evento, que contou com a presença de familiares, autoridades e educadores, destacou o impacto positivo dessa ação na promoção da transformação social por meio da tecnologia.
De acordo com o TJ-PI, o Expande é um projeto socioeducacional criado pela startup TRON Ensino de Robótica Educativa, com o objetivo de despertar o interesse pela tecnologia em jovens e crianças em situação de vulnerabilidade. A iniciativa atende crianças encaminhadas pelo Conselho Tutelar, oferecendo aulas de Robótica, Astronomia e Empreendedorismo e as atividades são realizadas no laboratório do projeto, localizado no Fórum de Bom Jesus.
O presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida, enfatizou a essência cidadã e inclusia do projeto. “O Projeto Expande traduz aquilo que também é o verdadeiro significado da Justiça: a luta pela cidadania e pela dignidade, o que é impossível sem um olhar muito mais atento às pessoas, especialmente aos jovens que constroem o futuro, já que vem dos jovens muitas das grandes transformações que vemos no mundo”, afirmou.
O gerente do projeto e proponente da iniciativa, juiz Leonardo Brasileiro, destacou o papel do projeto no desenvolvimento de habilidades para o futuro. “O Projeto Expande contribui para concretizar direitos e garantias fundamentais de crianças e adolescentes. Nesse contexto de tecnologia no qual estamos inseridos, o projeto surge como um instrumento para ajudar os jovens a adquirirem múltiplas habilidades, contribuindo para sua transformação social e de suas comunidades”, pontuou.
Para o professor e cientista Gildário Lima, idealizador do projeto, o Expande tem o objetivo de fazer com que esses jovens despertem interesse para conhecer e até seguir carreira nas áreas que serão experimentadas no laboratório. “Essa parceria com o Tribunal de Justiça permite que crianças e adolescentes tenham novas oportunidades por meio da tecnologia criativa”, explicou.
Whindersson Nunes, um dos idealizadores do projeto, destacou o impacto do Projeto Expande e a relevância da parceria com o TJ-PI para transformar a vida de jovens. “Esse projeto transformador tem o poder de mudar vidas. A parceria com o Judiciário piauiense é muito importante para ajudar esses jovens a desenvolverem seus talentos. Vê-los concluindo essa etapa me enche de esperança no futuro”, declarou.
Bom Jesus
Piauí
Tribunal de Justiça do Piauí - TJ-PI
Desembargador Hilo de Almeida Sousa
Rafael Fonteles entregará reforma do Ceti Dr. Fontes Ibiapina no Renascença
A solenidade ocorrerá nesta segunda-feira (09) no bairro Renascença, na zona sudeste de Teresina.Estudantes do Piauí participam da Expo Favela 2024 em São Paulo
Segundo a estudante Isabelly Cláutenes, de 17 anos, uma das criadoras do projeto, a expectativa é grande para garantir a classificação no top 10.Lojistas do Shopping da Cidade de Teresina relatam queda nas vendas no fim de ano
O Viagora esteve no Shopping da Cidade de Teresina e conversou com alguns permissionários sobre as expectativas para a comercialização neste períodoHospital Justino Luz realiza primeira cirurgia de coluna cervical em Picos
O procedimento de alta complexidade foi realizado pelos neurocirurgiões Alisson Menezes e Rafael Brito em um paciente de 49 anos.Matrículas para novos alunos da rede estadual do Piauí iniciam na segunda
De acordo com o Governo Estadual, as matrículas devem ser realizadas através do site da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) ou pelo portal Gov.PI Cidadão.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir