Saúde Pública de Teresina é marcada pelo descaso, diz Tonny Kerley
O pré-candidato a prefeitura da capital foi categórico ao ressaltar que a gestão do prefeito Dr. Pessoa é representada pelo desrespeito.
O pré-candidato a prefeito da capital, professor Tonny Kerley (Partido Novo), falou nesta terça-feira (27) acerca da crise do sistema de saúde e sobre o problema enfrentado pelo Hospital de Urgência de Teresina (HUT) em relação à ausência de medicamentos básicos que foi denunciado através de reportagem do Viagora.
Segundo o político, o cenário da saúde é marcado pelo descaso de uma gestão sem respeito com a população. “Nós já fizemos várias visitas ao HUT, é possível ver vários vídeos nas minhas redes sociais falando sobre essa situação, não só no HUT, mas nas UBSs, hospitais de bairros, Hospital do Monte Castelo, do Satélite e do Buenos Aires”, complementou.
Tonny explicou ainda que, por diversas vezes, denunciou a situação “caótica” gerada pela prefeitura e que em algumas UBSs faltavam até mesmo medicamentos que custam centavos.
“Nós estamos denunciando há vários meses essa situação caótica da prefeitura, que falta o básico! É uma responsabilidade grande, a gente percorreu Unidades Básicas de Saúde que faltava losartana, um remédio para pressão que custa centavos, além de remédios para diabete. Então, quando as pessoas começam a morrer, a não ter acesso a um tratamento básico de algo que custa centavos, isso é uma situação de descaso completo da prefeitura”, afirmou.
De acordo com o pré-candidato, o caso deve ser investigado pelo Ministério Público do Piauí (MPPI) e a administração municipal precisa ser responsabilizada.
“O orçamento da Fundação Municipal de Saúde para o ano de 2024 é de 1,6 bilhão, o do ano passado era 1,3 bilhão. Como a prefeitura pode ter o maior orçamento na área da saúde e faltar o básico? Não estamos falando nem da falta de cirurgia de alta tecnologia de ponta, não! Falta o básico. Então, faltam remédios que custam centavos. Isso tem que ser investigado pelo Ministério Público e pelos órgãos de controle porque é um crime, tem que ser investigado todo esse descaso com a população”, declarou.
Além disso, Tonny foi categórico ao ressaltar que a gestão do prefeito Dr. Pessoa é representada pelo descaso, incompetência e o desrespeito. “Hoje eu acho que a palavra que resume bem a Saúde Pública de Teresina é o descaso, marcada pelo descaso, é a gestão do descaso, da incompetência e da falta de respeito com as pessoas. Eu nunca vi uma gestão fazer tanta coisa errada, se existe o certo, o errado e o muito errado, parece que em tudo ele só escolhe o muito errado. Isso é muito grave, inclusive estivemos no TCE recentemente, os conselheiros falaram que estão fazendo toda auditoria na saúde, mas mesmo assim não temos um resultado prático”, destacou.
Outro lado
A reportagem procurou o prefeito de Teresina Dr. Pessoa sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria o gestor não atendeu as ligações.
Teresina
Piauí
Dr. Pessoa
Hospital de Urgência de Teresina - HUT
Prefeitura de Teresina
-
Assembleia Legislativa do Piauí votou 786 matérias no ano de 2024
Além das matérias legislativas, a Alepi informou que realizou ações que envolveram jovens, animais e entidades da sociedade civil. -
Vamos trabalhar junto com Sílvio fazendo parcerias administrativas, diz Rafael
O governador ressaltou a importância de trabalhar de forma integrada com Sílvio Mendes visando proporcionar políticas públicas de relevância para os teresinenses. -
Pedro Alcântara diz que recorreu da decisão que desaprovou suas contas eleitorais
Segundo o jornalista, o julgamento do recurso apresentado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deve ocorrer até o dia 02 de março e o relator designado foi o Dr. Nazareno. -
Enzo Samuel diz que vai dialogar com todos os partidos sobre eleição da Câmara
O parlamentar também falou sobre o Partido dos Trabalhadores (PT) que manifestou seu interesse em reivindicar o nome de Deolindo Moura para a vice-presidência da Casa. -
Ministério Público abre inquérito contra deputado Warton Lacerda
O parlamentar e sua esposa, Patrícia Leal, são acusados de se aproveitar de uma ação social da Secretaria da Defesa Civil do Estado do Piauí para se autopromover.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir