Viagora

Ponte Estaiada ficará verde em memória às vítimas de acidentes de trabalho

Para chamar atenção para a data, o MPT-PI solicitou à Prefeitura de Teresina a iluminação na cor verde da Ponte Estaiada, um dos principais cartões-postal da capital do Piauí.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos do trabalho irregular, a Ponte Estaiada, em Teresina, terá uma iluminação verde até o dia 30 de abril em memória às vítimas de acidentes de trabalho.

A solicitação foi realizada pelo Ministério Público do Trabalho para reforçar as ações na campanha "Abril Verde", que visa proporcionar reflexões e alerta sobre os altos índices de acidentes de trabalho, além de homenagear as vítimas de acidentes de trabalho.

A campanha tem como tema central os adoecimentos ocasionados por questões de trabalho, dentre as quais, as doenças mentais, como burnout, ansiedade e depressão, para alertar a população também sobre o risco do adoecimento psicológico.

Com o lema “Adoecimento também é acidente de trabalho”, a campanha "Abril Verde" aborda adoecimentos mentais como a Síndrome de Burnout, estresse e ansiedade. No ambiente de trabalho, esses adoecimentos podem surgir devido a algumas irregularidades trabalhistas como assédio moral, que é um comportamento abusivo que expõe o trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras, metas e cobranças abusivas, horários irregulares que extrapolam o previsto no regime trabalhista, entre outros.

Segundo a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), a Síndrome de Burnout (ou síndrome do esgotamento profissional) atinge cerca de 30% dos mais de 100 milhões de trabalhadores no Brasil. Em novembro de 2023, a Síndrome foi incluída na lista de doenças ocupacionais pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mas já em 2022 havia sido reconhecida como doença ocupacional pela Organização Mundial de Saúde. Além do burnout, também foram incluídos o transtorno de ansiedade e a depressão.

De acordo com a Procuradora do Trabalho Maria Elena Rêgo, coordenadora Regional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Codemat), vários adoecimentos podem ser ocasionados pelo trabalho, pelas condições de trabalho.

“Doenças como LER, perda auditiva e doenças pulmonares, por exemplo, podem estar relacionadas com o ambiente de trabalho e não existe um efetivo acompanhamento das doenças. A campanha do MPT quer reforçar a importância do acompanhamento médico dentro do ambiente de trabalho, inclusive no que se refere aos transtornos mentais”, destacou.

Facebook
Veja também