Viagora

Terreno do Bar da Thays será novo Espaço de Convivência para a Juventude

A área é conhecida por atividade criminosa será revitalizada para promover integração social e prevenir violência em Teresina

Na última quarta-feira (22), o Diário Oficial do Estado do Piauí publicou a desapropriação do terreno onde está localizado o Bar da Thays, situado na zona Leste de Teresina.

O local, conhecido por ser um ponto de encontro de organizações criminosas e alvo de diversas operações policiais, será revitalizado e transformado em um Espaço de Convivência para a Juventude. Essa iniciativa é fruto de uma colaboração entre várias Secretarias de Estado, incluindo a Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Esportes, Cultura e a Coordenadoria da Juventude.

Foto: Divulgação/ Polícia CivilTerreno do Bar da Thays será revitalizado em Espaço de Convivência em Teresina
Terreno do Bar da Thays será revitalizado em Espaço de Convivência em Teresina

O delegado Chales Pessoa, coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), destacou a importância da ação: "O Draco já vinha desenvolvendo um trabalho de monitoramento naquela região da zona Leste. Inclusive, o próprio Bar da Thays já era objeto de investigação nossa. No decorrer desse acompanhamento, identificamos que o local era um ponto de encontro de membros de facções criminosas. Em uma única oportunidade, a Polícia Militar conduziu mais de 70 pessoas para a Central de Flagrantes, com diversas apreensões de armas de fogo."

A decisão de transformar o terreno em um espaço comunitário surge como uma medida estratégica para combater a criminalidade na região e promover a integração social. A Superintendência de Cidadania e Defesa Social da Secretaria de Segurança Pública (SSP) será responsável por articular os serviços que serão oferecidos no novo espaço, além de implementar projetos preventivos contra o uso abusivo de drogas e a violência.

"Constituiremos um grupo de trabalho que incluirá representantes de outras Secretarias de Estado relacionadas a essas questões. A participação da Prefeitura Municipal de Teresina também será aberta, pois a ideia é trabalharmos todos com o mesmo objetivo: a prevenção", afirmou a superintendente de Cidadania e Defesa Social da SSP, Coronel Elizete Lima.

O novo Espaço de Convivência promete ser um ponto de referência para atividades culturais, esportivas e educativas, contribuindo significativamente para a redução da violência e a promoção da cidadania na comunidade.

Facebook
Veja também