Segunda etapa do Porto Piauí será entregue até o final do ano
As obras contemplam o pátio de mercadorias, avanços no terminal pesqueiro e a construção da sede administrativa da Porto Piauí.
O Governo do Piauí informou que as obras do Porto Piauí em Luís Correia estão progredindo conforme o cronograma estabelecido, com a entrega prevista da sede administrativa, do pátio de mercadorias e de duas etapas do Terminal Pesqueiro de Luís Correia (TPLC) até o final deste ano. Este avanço promete trazer benefícios significativos para a economia local e os pescadores da região.
"O terminal será inaugurado e entrará em operação em 2025, mas, antes mesmo disso, já teremos, até o fim deste ano, as instalações adequadas para que as empresas comecem a se instalar no terminal. Ao mesmo tempo em que estamos trabalhando na parte de infraestrutura, já estamos negociando com empresas para que possam se instalar e gerar emprego e renda aos piauienses, além de fomentar a cadeia da pesca", destacou Maria Cristina, presidente da Porto Piauí.
Segundo o governo, o Terminal Pesqueiro de Luís Correia (TPLC) está sendo desenvolvido com o objetivo de transformar a cadeia de pesca local, proporcionando um impacto social relevante aos pescadores da região. Com unidades industriais de processamento de pescados, o terminal garantirá o tratamento sanitário e de higiene necessário para obtenção de selos de qualidade, resultando em um produto final de melhor qualidade e com maior valor agregado no mercado. Este processo aumentará a margem de lucro dos pescadores, contribuindo para o desenvolvimento econômico local.
Duas importantes etapas do TPLC serão concluídas ainda em 2024: a terraplenagem da retroárea e o cais pesqueiro. A terraplenagem visa nivelar o terreno, retirando o excesso de terra, enquanto o cais pesqueiro, com extensão de 180m x 25m, permitirá que embarcações de até 50 toneladas atraquem para carregar e descarregar mercadorias. Adicionalmente, as obras de urbanização do terminal, incluindo pavimentação, rede de esgoto, distribuição de água tratada e iluminação, estão previstas para começar em 2024.
Paralelamente ao TPLC, a construção, pavimentação e urbanização do pátio de mercadorias do Porto Piauí também serão finalizadas neste ano. O pátio permitirá o recebimento de todos os tipos e tamanhos de cargas, sejam elas paletizadas, em containers ou a granel, além de mercadorias especiais. O espaço incluirá um estacionamento, facilitando o acesso e a logística do local.
Artesanato piauiense em 2025 realizará expansão do mercado digital
A expansão do mercado digital será realizada por meio da Plataforma de Comercialização de Artesanato, dentro do Programa Made in Piauí.Lei altera valores sobre os serviços prestados pelo Tribunal de Justiça do Piauí
Conforme o governo, a medida altera a Lei nº 6.920, de 23 de dezembro de 2016, incluindo faixas de valores em vários códigos das tabelas disponibilizadas na legislação.Homem é assassinado a tiros dentro de casa no bairro Satélite
Conforme informações preliminares, o homicídio foi consumado dentro da residência da vítima que foi invadida pelos criminosos nessa segunda-feira (30).Rafael Fonteles inaugura Central de Diagnósticos em Esperantina
Em seu discurso, Fonteles ressaltou o impacto social da obra, que vai descentralizar a realização de consultas com diversos especialistas no município.Defesa Civil discute ações emergenciais para desabrigados após fortes chuvas em Picos
Uma audiência pública de emergência foi realizada nessa segunda-feira (30) na Câmara de Picos para alinhar as ações integradas entre os órgãos de assistência.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir