Teresina ganha Banco Vermelho em campanha contra o feminicídio
Iniciativa marca a luta pela conscientização e prevenção da violência de gênero no Piauí
Teresina ganhou um banco vermelho gigante, nesta segunda-feira, 17 de junho. A ação faz parte de uma campanha de conscientização que inclui uma audiência pública sobre o tema, requerida pela deputada Simone Pereira (MDB).
A audiência pública aborddou "Violência Contra a Mulher e Feminicídio no Piauí e no Brasil", e contará com a participação de autoridades e especialistas no assunto. Entre os presentes estarão Andrea Rodrigues, presidenta do Instituto Banco Vermelho, e Paula Limongi, diretora executiva da mesma entidade. Também participaram membros da Alepi, autoridades locais e representantes da sociedade civil.
O projeto Banco Vermelho, idealizado pela senadora Jussara Lima, recebe apoio da Secretaria de Segurança Pública do Piauí e da Secretaria de Estado das Mulheres. O banco vermelho será instalado no Parque Potycabana, na Avenida Raul Lopes, no bairro Noivos, zona Leste de Teresina, e trará frases de conscientização e informações sobre os canais de denúncia de violência contra a mulher.
Paula Limongi destaca a importância da iniciativa: “Não podemos ficar sentadas no banco esperando que os homens parem de nos matar. É hora de levantar e agir! E a mudança de cultura de comportamento e a realização de ações efetivas de prevenção são os caminhos para evitarmos que mulheres percam suas vidas, que se tornem números em estatísticas”.
O Instituto Banco Vermelho (IBV), uma entidade sem fins lucrativos e suprapartidária, está à frente da campanha #feminicídiozero. O IBV utiliza bancos gigantes na cor vermelha como símbolos de conscientização, instalando-os em espaços públicos e privados. Cada banco traz mensagens reflexivas sobre a violência de gênero e placas informativas com canais de ajuda às vítimas.
Além da instalação dos bancos, o IBV articula ações com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de empresas privadas, para promover a amplificação da pauta da violência contra a mulher. Entre seus projetos, destacam-se leis municipais aprovadas em Recife e Araguaína-TO, um projeto de lei federal aprovado, e iniciativas em tramitação no Estado de Pernambuco e no Senado Federal, propostas pela deputada Maria Arraes.
O impacto da campanha se estende por vários estados brasileiros, com bancos instalados em Pernambuco, Distrito Federal, Tocantins, São Paulo, Maranhão, Espírito Santo, além de um exemplar fixo no Senado Federal. A expectativa é que novas cidades e estados adotem a iniciativa, ampliando a conscientização sobre a importância de combater a violência de gênero.
-
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina. -
Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado. -
TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina. -
Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano. -
Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir