Ministério Público Eleitoral pede impugnação da candidatura à reeleição do prefeito de Barras
A petição foi protocolada em 19 de agosto deste ano ao juízo da 06ª zona eleitoral de Barras.
O Ministério Público Eleitoral, por meio do promotor Glécio Paulino Setúbal da Cunha e Silva, ingressou com pedido de impugnação do registro de candidatura à reeleição do prefeito de Barras, Edilson Sérvulo de Sousa (PSD), mais conhecido como Edilson Capote. A petição foi protocolada em 19 de agosto deste ano ao juízo da 06ª zona eleitoral de Barras.
Conforme narrado pelo representante do órgão ministerial, o prefeito Edilson Capote, da Coligação “Barras é desenvolvimento”, foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) e ratificado pelo TSE por prática de abuso de poder econômico.
No pedido, o Ministério Público destacou que a condenação, transitada em julgado, ou seja, não cabe mais recursos, se deu por conta de prática vedada de séria implicação jurídica eleitoral. Diante disso, o Tribunal Eleitoral do Estado tornou o prefeito Edilson Sérvulo inelegível por oito anos subsequentes à eleição de 2016.
O promotor enfatizou a importância de o candidato a cargo público comprovar sua probidade, moralidade e conduta escorreita, bem como ficha de antecedentes limpa. Os princípios são exigidos para atestar a aptidão do postulante a exercer função pública política com dignidade, decência e lisura.
“Ora, se é exigido de um candidato a cargo público, até mesmo de um estagiário uma ficha de antecedentes limpa, a fortiori de um candidato que pretende se fazer representante do povo do seu País. Tem-se como segura a assertiva de que ao apreciar os registros de candidatura a Justiça Eleitoral não está aplicando sanção penal, mas avaliando se o pretenso candidato tem uma vida pregressa ilibada e recomendável própria do mandato eletivo, avaliação que tem como primeiro interessado o candidato, pelo que obrigado a comprovar aptidão para tanto”, diz em trecho da ação.
O promotor requer que o pedido seja julgado procedente para reconhecer que o prefeito e candidato à reeleição Edilson Sérvulo deixou de demonstrar a ausência de causas de inelegibilidades, e que seja indeferido o pedido de registro de candidatura.
Outro lado
O Viagora procurou o prefeito de Barras sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria o gestor não atendeu as ligações.
Marden Menezes quer audiência sobre proibição de uso de celular nas escolas do Piauí
O parlamentar convidou para participar da discussão o Conselho Estadual de Psicologia, Secretaria Estadual de Educação, Conselho Estadual de Educação, entre outros.Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários.Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa.Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado.Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir