Procuradoria Geral do Estado ajuíza ação para desapropriar o Cine Rex
A petição foi encaminhada ao juízo da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública de Teresina.
Nessa terça-feira (10), a Procuradoria Geral do Estado do Piauí (PGE-PI) ajuizou ação de desapropriação do Cine Rex para implementar no local uma Escola de Cinema, bem como promover um Cinema de Rua e a preservação do patrimônio histórico e cultural. A petição foi encaminhada ao juízo da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública de Teresina.
Conforme a ação, os peritos do estado avaliaram que o imóvel está avaliado em R$ 6,5 milhões, valor que deve ser depositado em juízo para que o governo consiga a imissão provisória na posse.
O Procurador do Estado Lívio Bonfim explicou que se o estado obter a decisão liminar requerida poderá ter acesso ao Cine Rex e iniciar as obras necessárias.
“Após o ajuizamento, o juiz vai despachar, informando se aceita o valor proposto pelo Estado. Se estiver de acordo, o Poder Público faz o depósito indenizatório e o magistrado defere a liminar de imissão provisória na posse, a fim de que o Estado possa realizar as primeiras intervenções no imóvel”, comentou Lívio Bonfim, Chefe da Procuradoria do Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente.
História
O Cine Rex tem 83 anos de existência e por muitos anos foi ponto de encontro de jovens e adultos. Inaugurado em fevereiro de 1939 no polo cultural da Praça Pedro II, a edificação carrega o estilo Art Déco, que até os dias atuais foi preservada em sua fachada.
Durante meio século, o local reuniu mais de mil espectadores para assistir a diversos clássicos. No ano de 1995, o Cine Rex foi tombado pelo patrimônio do estado através do Decreto 9.310 diante da sua importância histórica e cultural.
Atualmente está abandonado há mais de 10 anos e passa por processo de desapropriação.
-
Secretaria do Meio Ambiente lança 20ª fase da Operação Cerrado Vivo no Piauí
Segundo o diretor de Fiscalização Ambiental da Semarh, Major Denio Marinho, a operação foi articulada após vários alertas disparados via satélite que indicavam áreas sendo desmatadas no sul do estado. -
Teresina e Parnaíba recebem sistema de videomonitoramento avaliado em 31 milhões
O investimento, autorizado pelo senador Marcelo Castro por meio da Comissão de Segurança Pública do Congresso Nacional, visa fortalecer a segurança pública -
Proerd forma mais de 240 crianças no Sesc Cajuína em Teresina
Segundo o Governo do Piauí, o projeto é realizado pela Polícia Militar do Piauí (PM-PI), por meio do Comando de Polícia Comunitária(CPCOM). -
Prefeitura de Teresina tem débito de R$ 800 milhões, revela Marco Antônio Ayres
O engenheiro e futuro secretário de planejamento evidenciou que os débitos são relativos a fornecedores contratados para diversos serviços. -
Bombeiros e carteiros lançam Campanha Papai Noel dos Correios 2024 no Piauí
O prazo para adoção das cartinhas segue até dia 15 de dezembro, segundo os Correios.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir