Procuradoria Geral do Estado ajuíza ação para desapropriar o Cine Rex
A petição foi encaminhada ao juízo da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública de Teresina.
Nessa terça-feira (10), a Procuradoria Geral do Estado do Piauí (PGE-PI) ajuizou ação de desapropriação do Cine Rex para implementar no local uma Escola de Cinema, bem como promover um Cinema de Rua e a preservação do patrimônio histórico e cultural. A petição foi encaminhada ao juízo da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública de Teresina.
Conforme a ação, os peritos do estado avaliaram que o imóvel está avaliado em R$ 6,5 milhões, valor que deve ser depositado em juízo para que o governo consiga a imissão provisória na posse.
O Procurador do Estado Lívio Bonfim explicou que se o estado obter a decisão liminar requerida poderá ter acesso ao Cine Rex e iniciar as obras necessárias.
“Após o ajuizamento, o juiz vai despachar, informando se aceita o valor proposto pelo Estado. Se estiver de acordo, o Poder Público faz o depósito indenizatório e o magistrado defere a liminar de imissão provisória na posse, a fim de que o Estado possa realizar as primeiras intervenções no imóvel”, comentou Lívio Bonfim, Chefe da Procuradoria do Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente.
História
O Cine Rex tem 83 anos de existência e por muitos anos foi ponto de encontro de jovens e adultos. Inaugurado em fevereiro de 1939 no polo cultural da Praça Pedro II, a edificação carrega o estilo Art Déco, que até os dias atuais foi preservada em sua fachada.
Durante meio século, o local reuniu mais de mil espectadores para assistir a diversos clássicos. No ano de 1995, o Cine Rex foi tombado pelo patrimônio do estado através do Decreto 9.310 diante da sua importância histórica e cultural.
Atualmente está abandonado há mais de 10 anos e passa por processo de desapropriação.
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina.Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado.TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina.Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano.Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir