Semarh identifica perfuração irregular de poços na Santa Maria da Codipi
De acordo com a Semarh, a perfuração foi realizada por uma empresa perfuradora e um geólogo, ambos não autorizados, por isso eles responderão conforme prevê a legislação ambiental vigente.
Uma operação realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), com apoio de demais órgãos ambientais, apurou denúncias de perfuração irregular de poços tubulares na região de Santa Maria da Codipi, na zona Norte de Teresina.
Segundo a Semarh, por meio da Diretoria de Recursos Hídricos e da Coordenação de Fiscalização de Recursos Hídricos, uma equipe de auditoras fiscais ambientais, com o apoio do Batalhão da Polícia Ambiental, identificou dois poços recém-perfurados e ainda não equipados.
Durante as apurações, identificou-se que a perfuração foi realizada por uma empresa perfuradora e um geólogo, ambos não autorizados, por isso eles responderão conforme prevê a legislação ambiental vigente.
De acordo com a secretaria, segundo as normas ambientais e hídricas, qualquer perfuração de poços tubulares, seja em área urbana ou rural, deve ser previamente autorizada por meio da Autorização e Outorga Prévia do Uso de Recursos Hídricos, emitida pelo órgão competente. Além disso, todas as empresas perfuradoras que atuam no Estado do Piauí devem estar devidamente cadastradas.
O diretor de Recursos Hídricos da Semarh, Igor Klaus, enfatizou que estar atento às normas ambientais é essencial para promover a preservação dos recursos hídricos.
“A perfuração irregular de poços compromete a qualidade e a disponibilidade da água subterrânea, colocando em risco o abastecimento futuro. A fiscalização é fundamental para garantir o uso sustentável desses recursos. Estamos atentos e seguiremos firmes no combate a essas práticas ilegais”, afirmou.
Teresina
Piauí
Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh)
-
FMS de Teresina convoca empresas para fornecimento emergencial de medicamentos
Conforme a FMS, as empresas interessadas devem encaminhar as propostas exclusivamente para o seguinte endereço de e-mail: [email protected], no prazo de 2 dias úteis. -
Seduc convoca mais oito alunos para as turmas do ITA e IME em 2025
De acordo com o Governo do Estado, os estudantes terão acesso a ensino especializado, material didático, auxilio financeiro e preparação intensiva -
Silvio Mendes nomeia Lucijane Ibiapina no comando da Guarda Civil Municipal
A nomeação foi publicada nessa quarta-feira (15) no Diário Oficial do Município, esta será a primeira vez que uma mulher assumirá o cargo. -
Piauí projeta safra recorde de 6,56 milhões de toneladas em 2025
A estimativa aponta crescimento de 13,38% na produção agrícola em 2025, impulsionado pelo milho e soja no estado. -
STRANS reforça ações educativas na volta às aulas em Teresina
Presença de agentes nas escolas e conscientização de pais e motoristas buscam garantir fluidez e segurança
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir