Viagora

FMS reforça importância da atualização da caderneta de vacinação em Teresina

De acordo com a FMS, a vacinação é uma das formas mais eficazes de controlar surtos e evitar doenças que podem desencadear complicações graves e até mesmo a morte.

A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS) emitiu uma alerta a população teresinense, sobre a importância de atualizar a caderneta de vacinação em todas as fases da vida (bebês, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos).

De acordo com a FMS, a vacinação é uma das formas mais eficazes de controlar surtos e evitar doenças que podem desencadear complicações graves e até mesmo a morte. Para intensificar essa ação preventiva, ao todo, são disponibilizados 20 tipos de vacinas, oferecidas nos estabelecimentos de saúde da Prefeitura de Teresina.

Foto: Divulgação/prefeitura de TeresinaVacinação FMS
Vacinação FMS

Segundo o presidente da FMS de Teresina, Charles Silveira, a rede municipal de saúde oferece vacinas seguras e eficientes à população: “O Ministério da Saúde é responsável pela distribuição das vacinas, que passam por rigorosos critérios de qualidade. Em Teresina, o material é condicionado pela Rede de Frio da FMS, responsável por mantê-lo em temperatura adequada e distribuí-lo nas salas de vacina”, afirma.

Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da FMS, explica como a população pode ter acesso às vacinas, dirigindo-se a uma Unidade Básica de Saúde levando sua caderneta de vacinação e um documento de identificação (CPF ou cartão do SUS). E mesmo que não tenha a caderneta, o atendimento será realizado, porém frisando à importância que todos tenham zelo com esse documento que registra as vacinas já tomadas.

Segue abaixo o calendário nacional de vacinação para cada faixa etária:

VACINAS PARA CRIANÇAS: Ao nascer: -Vacina BCG: tomar dose única; -Hepatite B: dose ao nascer; 2 meses: -Penta: primeira dose; -Vacina Inativa de Poliomielite: primeira dose; -Pneumocócica 10 Valente: primeira dose; -Rotavírus: primeira dose; 3 meses -Meningocócica C: primeira dose; 4 meses -Penta: segunda dose; -Vacina Inativa de Poliomielite: segunda dose; -Pneumocócica 10 Valente: segunda dose; -Rotavírus: segunda dose; 5 meses -Meningocócica C: segunda dose; 6 meses -Penta: terceira dose; -Vacina Inativa de Poliomielite: terceira dose; -Influenza: uma dose na campanha anual. As crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, primovacinadas (que tomam a vacina pela primeira vez): administrar duas doses, com intervalo de 30 dias entre as doses); 9 meses -Febre amarela: dose única; 12 meses -Tríplice viral: primeira dose; -Pneumocócica 10 Valente: reforço; -Meningocócica C: reforço; 15 meses -DTP: primeiro reforço; -Vacina Inativada Poliomielite: primeiro reforço; -Hepatite A: uma dose; -Tetra viral ou tríplice viral + varicela: segunda dose da vacina tríplice viral e primeira dose da varicela; 4 anos -DTP: segundo reforço; -Varicela Atenuada: segunda dose; -Febre amarela: reforço.

VACINA PARA ADOLESCENTES: -HPV: Dose única para meninas e meninos de 9 a 14 anos; -Dengue: 2 doses para meninas e meninos de 10 a 14 anos; -Meningo ACWY: dose única para meninas e meninos de 11 a 14 anos; -Hepatite B: 3 doses de acordo com a situação vacinal; -Febre amarela (áreas com recomendação para vacinação): dose única se nunca tiver se vacinado ou sem comprovante; -Dupla adulto: 3 doses de acordo com a situação vacinal e reforço a cada 10 anos; -Tríplice viral: 2 doses, a depender da situação vacinal anterior.

VACINAS PARA ADULTOS: -Hepatite B: 3 doses de acordo com a situação vacinal; -Febre amarela (áreas com recomendação para vacinação): dose única se nunca tiver sido vacinado ou sem comprovante; -Dupla adulto: 3 doses de acordo com a situação vacinal e reforço a cada 10 anos; -Tríplice viral: se nunca vacinado: 2 doses (20 a 29 anos) e 1 dose (30 a 59 anos).

VACINAS PARA GESTANTES: -Hepatite B: 3 doses (0, 1, 6 meses) de acordo com a situação vacinal; -Dupla adulto: 3 doses de acordo a situação vacinal e reforço a cada 10 anos; -dTpa: uma dose a cada gestação a partir da 20ª semana de gestação ou até 45 dias após o parto; -Influenza: uma dose na campanha anual; -Covid (Uma dose a cada gestação).

VACINAS PARA IDOSOS: 60 anos ou mais: -Hepatite B: 3 doses de acordo com a situação vacinal; -Dupla adulto: 3 doses de acordo com a situação vacinal e reforço a cada 10 anos; -Influenza: uma dose na campanha anual; -Pneumocócica 23 Valente: uma dose a partir de 60 anos sem comprovação vacinal, e, cinco anos depois, fazer uma única dose adicional. A vacina pneumocócica 23 é indicada para grupos específicos; -Covid (Uma dose a cada 6 meses).

Facebook
Veja também