Rafael visita unidade de tratamento de AVC no Hospital Getúlio Vargas
De acordo com o Governo do Piauí, no local são atendidas vítimas de acidente vascular cerebral tipo III.Nesta quarta-feira (11), o Governador do Piauí, Rafael Fonteles, realizou uma visita a unidade pública especializada no tratamento de vítimas de AVC, localizada no Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina.
De acordo com o Governo do Piauí, no local são atendidas vítimas de acidente vascular cerebral tipo III. Durante visita o governado anunciou que será aberta uma nova unidade especializada no atendimento de casos de infarto agudo do miocárdio (IAM). O governador afirmou que o novo local de atendimento, auxiliará no progresso da saúde no estado.
"Teremos, em breve, uma nova unidade, semelhante a essa que estamos visitando, mas específica para casos de infarto agudo do miocárdio. Então, estamos felizes em ver o HGV e o nosso sistema como um todo de hospitais estaduais progredindo de maneira eficiente, focado, especialmente, nas principais causas de morte ou de sequelas da nossa população", disse.
Conforme o Governo do Piauí, a unidade de tratamento de AAVC foi aberta em junho de 2023, e possui 10 leitos, e a equipe é composta por neurologistas, clínicos gerais, médicos endovasculares, enfermeiras, fisioterapeutas e fonoaudiólogos. O gestor do estado comentou que com uma equipe especializada será possível evitar que os pacientes tenham sequelas.
"Temos, agora, uma unidade integrada com os hospitais do interior por meio da telemedicina, com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estadual e municipal e com as unidades de pronto atendimento. Com isso, temos prestado um atendimento melhor e mais rápido, conseguindo evitar sequelas e salvando muitas vidas", comentou.
Segundo o governo, no estado foram implantados em 16 unidades de saúde do Piauí Linhas de Cuidados do AVC e do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), como forma de interiorização das ações.
O secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz, falou que as linhas de cuidado implementadas nos hospitais regionais, já atenderam mais de 1200 pessoas.
"Sabendo dessa necessidade que tínhamos, implantamos essa unidade dentro do HGV. Agora, contamos com atendimento de altíssima qualidade, 24h ao dia e de forma sequencial, como forma de evitar agravamentos ou novos episódios, além, claro, de salvar vidas", falou.