Secretaria da Fazenda intima empresas que caíram na malha fiscal no Piauí

As empresas têm 20 dias para regularizar pendências na Escritura Fiscal Digital, sob risco de auditorias e multas.

Desde a quarta-feira (16), a Secretaria Estadual da Fazenda do Piauí (Sefaz) tem intimado as empresas que caíram na malha fiscal, ou seja, que apresentavam divergências nas informações fiscais e econômicas registradas na Escrituração Fiscal Digital (EFD). 

A superintendente da Receita Estadual, Graças Ramos, declarou que a expectativa é de recuperar cerca de R$ 84 milhões para os cofres do estado.

De acordo com Graça Ramos, a Sefaz deu um prazo desde maio para que os contribuintes regularizassem suas pendências de forma espontânea. No entanto, como algumas não tomaram as providências necessárias, o órgão iniciou o processo formal de intimação. As empresas têm agora 20 dias para se adequarem aos critérios fiscais, sob o risco de serem alvo de auditorias e de terem que pagar multas punitivas.

“Esperamos que, com esse prazo, os contribuintes regularizem suas situações fiscais. Caso contrário, aplicaremos uma auditoria fiscal-contábil, e as empresas terão que arcar com multas significativas”, alertou.

A Sefaz informa ainda que no próximo dia 25 de outubro será lançada a malha das empresas do Simples Nacional. Estudos preliminares da UNIFIS apontam que mais de 7.000 mil empresas caíram nessa malha.

Mais conteúdo sobre:

Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz)

Economia

Governo do Piauí

Veja também