Corpo de Bombeiros intensifica combate a incêndios florestais no Piauí
As previsões do Comando de Operações do CBMPI indicam que o número total de focos de incêndio deste ano deve ficar abaixo de 1.500 focos.Devido ao período seco proveniente do B-r-ó-Bró, o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMPI) tem realizado ações para intensificar o combate aos incêndios florestais em todo o Piauí.
As previsões do Comando de Operações do CBMPI indicam que o número total de focos de incêndio deste ano deve ficar abaixo de 1.500 focos.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), os dados apontam que os focos de incêndio têm diminuído neste ano em relação ao mesmo período de 2023. Enquanto foram registrados 3.982 focos em outubro do ano passado, em 2024 esse número caiu para 1.332 até o dia 23, representando uma diminuição de 66,5%.
Além das operações terrestres e aéreas realizadas em colaboração com a Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar, Defesa Civil e Semarh, o Governo Estadual informou que está investido na modernização de equipamentos e fardamentos para os brigadistas e Bombeiros, para aumentar a eficiência no combate ao fogo.
O capitão William Bogéa, coordenador das visitas, ressaltou a importância dessa formação. “Certificamos as brigadas municipais para que possam atuar com os equipamentos e estratégias adequadas”, afirmou.
O CBMPI também mantém um programa de capacitação para brigadas municipais, com visitas técnicas e treinamentos em parceria com a Semarh.