Audiência pública em Picos discute sobre navegabilidade do Rio Parnaíba
A audiência foi realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) sobre o Plano Estadual de Recursos Hídricos do Piauí.A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) promoveu a primeira audiência pública, em Picos, para a discussão do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Piauí (PERH-PI) junto à sociedade. Na oportunidade, a navegabilidade do rio Parnaíba foi amplamente discutida.
O diretor de Regulação dos Recursos Hídricos da Semarh, Edivan Rodrigues, pontuou que a atualização deste plano, que foi criado há 14 anos, é necessária para promover o desenvolvimento econômico sustentável do estado.
“O Plano, que é um compromisso de gestão do governador Rafael Fonteles, sob coordenação da Semarh, colocará o Piauí nas melhores práticas de sustentabilidade dos nossos recursos hídricos. O Piauí com certeza será um destaque nacional”, destaca.
O secretário da Semarh, Daniel Oliveira, também participou da audiência e destacou as consequências positivas da navegabilidade do rio Parnaíba, como o avanço no transporte de cargas e passageiros.
“As ações e projetos a serem desenvolvidos após a atualização do plano são essenciais para recuperar e garantir a navegabilidade do rio, o que representa um grande avanço para o transporte de cargas e passageiros. A conservação e proteção dos rios e nascentes no estado também são prioridades, pois proporcionarão o suporte necessário para desenvolver iniciativas focadas na navegabilidade, como a recuperação das margens e o desassoreamento do rio”, afirma o secretário da Semarh, Daniel Oliveira.
De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, a próxima audiência pública acerca do plano será realizada nesta terça-feira (05) em Bom Jesus.