Rafael Fonteles assina ordem de serviço para reforma do Instituto Félix Pacheco
De acordo com o Governo do Estado, as obras de reforma e ampliação do instituto têm orçamento no valor de R$ 3.432.595,06, contemplando uma área total de 2.043,30m².O governador Rafael Fonteles assinou na manhã desta quarta-feira (21), a ordem de serviço para reforma e ampliação do Instituto de Identificação Félix Pacheco, na cidade de Teresina. A solenidade aconteceu na Rua Clodoaldo Freitas, 967, Centro-Norte da capital, e contou com a presença de várias autoridades.
De acordo com o Governo do Estado, as obras de reforma e ampliação do instituto têm orçamento no valor de R$ 3.432.595,06, contemplando uma área total de 2.043,30m². O novo projeto implementará 10 novos kits de emissão, que serão capazes de atender aproximadamente 500 pessoas diariamente de forma simultânea, trazendo mais velocidade e otimizando o processo de emissão de carteiras de identidade.
O Instituto Félix Pacheco, é um órgão ligado à Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), atua como emissor de documentos de caráter civil, documento de identidade (RG), certidão de profissão declarada, certificados digitais e outros, além de desenvolver estudos e pesquisas para aperfeiçoamento de processos de identificação civil humana.
“É um projeto de segurança pública conectado com a política social do Governo do Estado, que contribui para a revitalização do centro de Teresina, estamos aproveitando um prédio público que estava abandonado e é um prédio bem estruturado e agora vai ser revitalizado, para ter essa sede do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, nossa meta é até 2026 ter o registro civil nesse padrão digital, de todos os cidadãos e cidadãs do estado do Piauí”, disse Rafael Fonteles.
O diretor-geral do Instituto de Identificação, Marcelo Mascarenhas, falou como vai funcionar a sede e disse que a previsão de funcionamento está estipulada até o final do ano. “Nós pretendemos até o final do ano inaugurar esse novo prédio sede com a capacidade maior de atendimentos, cerca de 500 pessoas/dia, poderão ser atendidas aqui neste posto de atendimento, e todos os outros serviços do Instituto de Identificação estarão concentrados aqui”, disse.
Para o secretário de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), Chico Lucas, além da repressão de mais policiais na rua, há a necessidade de prevenir, de pensar os grupos vulneráveis. O instituto vai prestar atendimento a grupos vulneráveis e dar comodidade àqueles que precisam tirar carteira de identidade.