Rafael Fonteles anuncia mutirão com mais de 28 mil cirurgias de catarata
O governador explicou que o mutirão vai promover 28.364 cirurgias e 35.454 consultas em todos os 224 municípios piauienses neste ano.Nesta segunda-feira (01), o governador do Piauí, Rafael Fonteles, lançou o programa Piauí Saúde Digital que tem o objetivo de universalizar especialidades médicas por meio da telemedicina. A solenidade foi realizada no Palácio de Karnak, onde o gestor também anunciou um mutirão que vai realizar mais de 28 mil cirurgias de catarata no estado.
Conforme o Governo do Piauí, as ações foram desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Rafael Fonteles afirmou que o Programa Piauí Saúde Digital vai beneficiar 222 cidades, ou seja, ele vai chegar a 99,1% dos municípios.
A iniciativa vai ofertar atendimentos em oito especialidades, sendo elas: psicologia, psiquiatria, nutrição, dermatologia, ginecologia, cardiologia, neurologia e pediatria.
O governador explicou que o mutirão vai promover 28.364 cirurgias e 35.454 consultas em todos os 224 municípios piauienses neste ano, em hospitais da rede pública estadual de acordo com cronograma de cada uma das 12 regiões.
De acordo com Rafael Fonteles, o Programa Saúde em Dia resultou em números positivos em relação à vacinação e redução da fila de cirurgias. "Em relação às cirurgias, ampliamos em mais de 70% o número de procedimentos realizados. E com relação à vacinação, nosso estado, segundo o mais recentemente informativo do Ministério da Saúde, é o que tem a maior cobertura vacinal e, portanto, a nossa campanha integrada com os municípios funcionou muito bem", destaca o governador.
O superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade, Dirceu Campêlo, frisa a importância do Programa Saúde Digital implantado nos Territórios dos Cocais e do Vale do Itaim.
"A partir do dia 2 de abril será no Território do Vale das Mangabeiras, na região de Bom Jesus e Corrente, no sul do estado. Quanto ao Mutirão de Catarata, todo o programa está sendo realizado em estabelecimentos em hospitais da Secretaria de Saúde. Já foram executados mais de 1700 procedimentos nos municípios de Bom Jesus e Corrente. Agora o próximo território é na região de Uruçui", enfatiza o superintendente.
O superintendente ainda ressalta que, em relação ao Programa Saúde em Dia, foram realizados mais de 14 mil procedimentos, totalizando 99,9% da fila de espera por cirurgias. Atualmente, 280 pessoas esperam pelos procedimentos que devem ser finalizados em 2024.