ZPE Piauí exporta 24 toneladas de cera de carnaúba para Amsterdam

Segundo Álvaro Nolleto, presidente da ZPE Piauí, esta exportação é um marco importante na consolidação da ZPE como um motor de desenvolvimento econômico.

O recinto aduaneiro da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) Piauí processou, nessa sexta-feira (17), a exportação de 24 toneladas de cera de carnaúba tipo 03, produzida pela Agrocera Piauí. O destino do carregamento é Amsterdam, na Holanda.

Segundo Álvaro Nolleto, presidente da ZPE Piauí, esta exportação é um marco importante na consolidação da ZPE como um motor de desenvolvimento econômico e uma ponte entre o Piauí e os mercados internacionais. "A ZPE Piauí está se consolidando como um importante instrumento de desenvolvimento e de conexão do estado com os mercados globais. Só em 2024 já fizemos quatro exportações e a tendência, com a instalação das novas indústrias que aguardam autorização no MDIC, é o aumento no volume e na velocidade desses movimentos", destacou Nolleto.

Foto: Divulgação/ Governo do Piauí
A cera de carnaúba fabricada pela Agrocera Piauí tem como destino Amsterdam.

O diretor comercial da ZPE Piauí, Victor Augusto, também comentou sobre a regularidade das exportações, iniciada no final de 2022, que ele vê como reflexo do compromisso do Governo do Piauí com o desenvolvimento econômico regional. "A regularidade das exportações a partir do final de 2022 reflete o compromisso do Governo do Piauí em promover o desenvolvimento econômico regional e a internacionalização dos produtos piauienses", afirmou.

Augusto ainda ressaltou o sucesso das operações, enfatizando o papel estratégico da ZPE no fortalecimento da competitividade do estado. “O sucesso dessas operações evidencia o potencial da ZPE Piauí de se tornar um centro logístico de excelência no Nordeste brasileiro, impulsionando o crescimento sustentável e a competitividade do Piauí no cenário global”, frisou.

De acordo com o Governo do Piauí, com a previsão de novas indústrias se instalando na ZPE Piauí e a consequente ampliação das exportações, a expectativa é que o estado continue a ganhar destaque no comércio internacional, reforçando seu papel como um importante ator econômico na região.

Mais conteúdo sobre:

Governo do Piauí

Veja também