Jucepi aponta crescimento de 29,5% em inscrições de empresas no Piauí

O aumento é referente ao primeiro quadrimestre de 2024 em relação ao mesmo período em 2022.

O governo estadual divulgou que o Piauí se destacou como o estado brasileiro com menor burocracia para o registro de empresas, facilitando e acelerando o processo para empreendedores locais. Atualmente, o estado classifica 908 atividades econômicas como de baixo risco, simplificando consideravelmente os procedimentos necessários para a abertura de novos negócios.

A Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) registrou um aumento significativo de 29,5% no número de inscrições de novas empresas no primeiro quadrimestre de 2024, em comparação com o mesmo período de 2022. As 3.104 inscrições realizadas nos primeiros quatro meses de 2024 superam os números registrados nos anos anteriores, refletindo os resultados positivos das medidas de desburocratização implementadas.

Foto: Divulgação/ Governo do Piauí
Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi)

Segundo o governo do Piauí, este crescimento é atribuído à desburocratização promovida pelo governador Rafael Fonteles. A criação de um grupo de trabalho coordenado pela Jucepi resultou na Lei Estadual da Liberdade Econômica (lei n. 825/2023) e no Decreto n.º 21981/2023, que estabeleceu a listagem das Atividades Econômicas de Baixo Risco. Essas iniciativas, introduzidas em 2023, têm sido fundamentais para incentivar o crescimento econômico no estado.

Além das ações já implementadas, a Jucepi, em parceria com outros órgãos, está trabalhando para agilizar a liberação das atividades de médio e alto risco. O objetivo é reduzir o tempo necessário para a emissão das licenças exigidas para a abertura de empresas nessas categorias, continuando assim a impulsionar o ambiente de negócios no Piauí.

Mais conteúdo sobre:

Governo do Piauí

Veja também