Defesa Civil do Piauí alerta sobre acidentes e queimaduras no período junino

A Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí destacou orientações preventivas com relação às festas juninas.

A Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí (Sedec) emitiu alerta à população com orientações preventivas visando evitar casos de queimaduras no período das festas juninas, que têm como tradições a queima de lenha e o uso de fogos de artifício.

Segundo o diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria de Estado da Defesa Civil, Werton Santos, a Defesa Civil no mês junino realiza algumas recomendações clássicas de segurança, principalmente com foco nas crianças.

“Com o período junino nós, da Defesa Civil, fazemos algumas recomendações clássicas de segurança, principalmente com o foco nas crianças. É da nossa tradição festeira aproveitar o período junino para desenvolver uma série de ações recreativas que utilizam instrumentos como o fogo, foguetes, balões e até pequenos explosivos. Esses instrumentos que podem trazer a diversão, precisam ser utilizados com o máximo cuidado. Alguns, inclusive, têm o seu uso vedado, como é o caso dos balões, porque podem ter uma condição incendiária, provocando riscos a imóveis e danos florestais", destaca.

O diretor ainda ressalta sobre os transtornos que uma fogueira pode trazer. “Embora tenha um peso considerável na nossa tradição, fogueiras não podem ser feitas em áreas florestais, devem seguir um rígido protocolo de segurança, não utilizando madeiras protegidas retiradas da nossa flora, além dos transtornos causados pela fumaça produzida. Busque fazer, de forma consensual, um acordo com os seus vizinhos e com a máxima segurança, evitando brincadeiras que possam expor risco”, conclui.

Mais conteúdo sobre:

Defesa Civil

Governo do Piauí

Festa Junina

Veja também