Mutirão de catarata vai atender mais de 3 mil pacientes no Norte do Piauí
Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, a ação visa beneficiar os municípios de Luzilândia, Cocal e Parnaíba.O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), realizará um mutirão de cirurgias de catarata no mês de agosto, na região Norte do estado. A ação visa beneficiar os municípios de Luzilândia, Cocal e Parnaíba.
De acordo com o governo, as triagens iniciarão no próximo sábado, dia 27 de julho, e seguirão até o dia 8 de agosto. As cirurgias estão programadas para acontecer entre os dias 8 e 22 de agosto, com o objetivo de atender 3.222 pessoas.
No município de Luzilândia, as triagens acontecerão nos dias 27 e 28 de julho, seguidas pelas cirurgias nos dias 8 e 9 de agosto. Pacientes de Madeiro, Matias Olímpio e Joca Marques serão beneficiados. Em Cocal, a triagem será nos dias 30 e 31 de julho, com cirurgias marcadas para os dias 11 e 12 de agosto, contemplando pacientes de Cocal dos Alves, Bom Princípio do Piauí e Caraúbas do Piauí. Já em Parnaíba, a triagem acontecerá de 1º a 8 de agosto, com as cirurgias programadas para o período de 14 a 22 de agosto, abrangendo pacientes de Buriti dos Lopes, Caxingó, Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia e Murici dos Portelas.
Dirceu Campelo, superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, explicou que para participar dos mutirões é necessário estar na fila de espera do sistema de regulação estadual, coordenado pelas secretarias municipais de saúde.
Este ano o Mutirão de Cirurgias de Catarata no Piauí pretende realizar um total de 28.364 cirurgias e 35.454 consultas, abrangendo todos os 224 municípios do estado. Campelo enfatizou que todas as regiões de saúde serão contempladas, assegurando que os moradores dos municípios mais distantes tenham acesso equitativo a serviços essenciais de saúde ocular.