Manifestações religiosas são declaradas como patrimônio cultural do Piauí

A festividade, que ocorre anualmente entre os dias 5 e 15 de agosto, reúne fiéis e visitantes de diversas regiões.

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) declarou, na atual legislatura dos anos de 2023 e 2024, 23 manifestações religiosas como patrimônio cultural imaterial do estado, incluindo festejos, novenas e reisados. Essas manifestações, além de seu valor religioso e cultural, desempenham um papel significativo na economia das cidades que as sediam, gerando empregos e renda, e atraindo visitantes.

O deputado Hélio Rodrigues (PT), propôs a declaração dos festejos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no município de Água Branca, como patrimônio cultural imaterial do Piauí. A festividade, que ocorre anualmente entre os dias 5 e 15 de agosto, reúne fiéis e visitantes de diversas regiões.

Segundo o parlamentar, o evento traz o impacto positivo para a economia local e regional, além de fortalecer a identidade cultural e religiosa da comunidade.

"É um reconhecimento muito importante porque gera muito emprego, gera renda, tem circulação de dirigentes, traz visibilidade para o município. E não só para o município de Água Branca, mas para a região, porque Água Branca é centralizada. E pela Padroeira também, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e toda a população do município", destacou.

Mais conteúdo sobre:

Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - Alepi

Governo do Piauí

Cultura

Veja também