Piauí consolida posição como líder em energia renovável no Brasil
O estado ultrapassou 6 GW em capacidade instalada e é o terceiro, no Brasil, em produção de energia solar e eólica.O estado do Piauí se destaca na produção de energia limpa no Brasil. Com a ultrapassagem da marca de 6 gigawatts (GW) em capacidade instalada de energia solar e eólica em julho, o estado se consolidou como o terceiro maior produtor dessas fontes no país. Atualmente, 178 parques eólicos e solares estão em operação, gerando energia suficiente para abastecer mais de 3 milhões de residências.
Segundo o governo estadual, a força dos ventos piauienses é responsável por mais da metade da energia gerada, com 118 empreendimentos eólicos totalizando 4 GW de potência instalada. Os parques solares, em número de 60, contribuem com os outros 2 GW.
De acordo com Victor Hugo Almeida, presidente da Investe Piauí, o estado possui um potencial energético imenso e vem investindo fortemente em energias renováveis. "O Piauí já abriga um dos maiores parques solares do Brasil e o maior parque eólico da América Latina", afirma.
Em abril deste ano, o estado liderou o ranking nacional em novos parques solares e eólicos, com a entrada em operação de 14 novas usinas e um aumento de 400 MW na capacidade instalada. Em 2022, o crescimento na geração de energia eólica foi ainda mais expressivo, com um aumento de 24,85% em relação ao ano anterior, segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
E as novidades não param por aí. O estado também será sede do maior complexo solar do país. A empresa espanhola Solatio anunciou a construção de um parque com 4 GW de potência em Bom Princípio do Piauí. A obra está prevista para iniciar em 2025.