Nove Estudantes da rede estadual do Piauí conquistam nota 980 em Redação
A dedicação dos alunos, suporte dos professores e uso de tecnologia contribuem para o bom desempenhoNove estudantes da rede estadual alcançaram a nota 980 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, trazendo um motivo de orgulho para a educação pública no Piauí. O destaque foi para o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa, em Teresina, onde 57% dos alunos obtiveram nota igual ou superior a 900.
A professora de redação Iúna Paiva atribui o resultado ao esforço conjunto entre escola e alunos. “Esse resultado é uma consequência de um trabalho de três anos. É a concretização do que eu acredito, que é uma educação de qualidade”, afirmou.
O apoio das escolas e a preparação intensiva foram fundamentais para o sucesso dos alunos. Jorge Magalhães, um dos estudantes que atingiu a nota 980, ressaltou o apoio recebido. “A professora Iúna sempre nos acompanhou e nos direcionou sobre como fazer uma boa redação, estruturada, melhorando nossa percepção de como escrever melhor”, comentou.
Além do comprometimento dos docentes, os alunos da rede estadual contaram com ferramentas inovadoras para reforçar os estudos, como Inteligência Artificial (IA) e videoaulas gravadas. Tayanna Borges, que também atingiu 980 pontos na redação, destacou o papel dessas tecnologias. “A IA foi muito útil, pois me ajudou a praticar redações sem sobrecarregar a professora, que já acompanhava cada aluno de perto. As videoaulas do Canal Educação também foram essenciais para revisar conteúdos”, explicou.
Segundo o Governo do Estado, na rede estadual também registrou um crescimento expressivo no desempenho geral em relação a 2023, passando de 120 para 188 redações acima dos 950 pontos. Agora, com as notas em mãos, muitos alunos aguardam ansiosos pelo Sisu.
Por: Gabriely Corrêa