Tribunal de Justiça concede 450 medidas protetivas em agosto no Piauí
O projeto Tic Tac, que consiste na concessão de medidas protetivas a vítimas de violência doméstica no menor tempo possível.
Nesta quinta-feira (1), o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) publicou o balanço das atividades do Agosto Lilás, período em que desenvolveu a macrocampanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica. Na camapanha um total de 1.039 pessoas participaram das rodas de conversa do projeto Flores Incultas; 24 empresas, duas instituições e dois shoppings centers aderiram ao Selo Empresa Amiga da Mulher.
Em agosto, 450 medidas protetivas de urgência a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar foram concedidas. O projeto Tic Tac, que consiste na concessão de medidas protetivas a vítimas de violência doméstica e familiar no menor tempo possível, acelerou o tempo médio de um dia e 11 minutos, com recorte de 17 minuots, contados da distribuição do processo até o deferimento do pedido, na 4ª Vara de Picos.
Segundo o desembargador José Ribamar Oliveira, presidente do TJPI, no mês de agosto o órgão trabalhou com ações voltadas à prevenção e combate a violência contra a mulher.
“Durante o mês de agosto, o Tribunal de Justiça do Piauí desenvolveu ações voltadas à prevenção e ao combate à violência contra a mulher. No eixo judicial, realizamos a Semana Justiça pela Paz em Casa e o projeto Tic Tac, que construiu uma visão diligente em torno da compreensão sobre a urgência dos atos voltados a este tema. Resultado disso foi a involução dos tempos médios das concessões de medidas protetivas. Magistrados(as) e servidores(as) se empenharam em agir num tempo bem menor do que o determinado pela legislação, com o objetivo de dar segurança às vítimas de violência doméstica e familiar. O projeto Tic Tac é uma boa prática e certamente ultrapassará os limites temporais de agosto”, informou o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí.
Empresa Amiga da Mulher
Selo Empresa Amiga da Mulher, criado neste ano pelo Tribunal de Justiça do Piauí, mobiliza a iniciativa privada para a participação efetiva no combate à violência doméstica e familiar contra mulheres.
No total, 24 empresas, dois shoppings centers e duas instituições aderiram ao Selo, que promove capacitação visando ao fortalecimento da Rede de Proteção da Mulher, disseminando a cultura de proteção da vítima de violência de gênero nos espaços frequentados por casais, famílias, grupos de convívio íntimo, entre outros.
-
Piauí se destaca com maior percentual de notas altas na redação do Enem 2024
O secretário de Educação, Washington Bandeira, atribuiu o desempenho ao trabalho desenvolvido nas escolas. -
Mais de 500 escolas públicas do Piauí receberão novo mobiliário em 2025
De acordo com o Governo do Estado, serão investidos R$ 50 milhões para melhorar a infraestrutura das escolas estaduais até o ano de 2026. -
Defensoria Pública de Picos promove campanha de arrecadação para vítimas de enchentes
Doação de roupas, alimentos e itens de higiene também podem ser entregues em Teresina, no edifício-sede da Defensoria, das 8h às 14h. -
Bairros da zona Sudeste de Teresina ficarão sem água nesta sexta-feira
Conforme a Águas de Teresina, o interrompimento será devido a uma manutenção nos sistemas de energia. -
Silvio Mendes nomeia José Luizilo como novo corregedor-geral do município
O advogado já atuou como chefe da Procuradoria de Regularização Fundiária, Meio Ambiente e Patrimonial, nomeado em 2022, na gestão do ex-prefeito Dr. Pessoa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir