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Francisco Limma diz que Acelera Seduc fortalecerá escolas integrais

O deputado afirmou que o programa é uma política pública ousada para melhorar as posições do estado nos rankings nacionais e que tem como foco avançar no ensino integral integrado com o técnico.

O deputado Francisco Limma (PT) falou sobre o novo programa do Governo do Estado para a área da educação, na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), na última terça-feira (04).

Segundo o parlamentar, o Acelera Seduc é uma política pública com o intuito de melhorar as posições do estado nos rankings nacionais e gerar muito mais oportunidades para os estudantes piauienses, principalmente os mais pobres.

Foto: Bruna Sousa/ViagoraDeputado Francisco Limma
Deputado Francisco Limma

Os números envolvidos no programa foram utilizados por Francisco Limma para justificar a expectativa em torno dos resultados que devem ser alcançados. Ele informou que os aumentos de 96 escolas integrais para 200, de 50 cidades alcançadas para 122, de 23 mil alunos no ensino integral para 62 mil estão entre as metas do Acelera Seduc. Além disso, R$ 300 milhões devem ser aplicados na estrutura escolar e R$ 700 milhões na valorização dos servidores.

O deputado detalhou alguns focos do programa, um deles é o avanço no ensino integral integrado com o ensino técnico. “Um programa que fortalece a escola de tempo integral. Eu acredito nesse tipo de escola como instrumento de fato, de possibilitar a ampliação do conhecimento, preparar melhor os nossos estudantes, preparar melhor a nossa juventude”, declarou Francisco Limma.

Outro é o fortalecimento de instrumentos de aprendizagem voltados ao alcance de melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) que terá foco no reforço às aulas em Português e Matemática.

A terceira diretriz citada foi a parceria com os municípios. Em aparte, o deputado Gil Carlos (PT) destacou a importância desse direcionador porque as prefeituras são responsáveis pela maior parte do ensino básico dos jovens. O apoio tecnológico e pedagógico do estado aos municípios é visto como uma forma de o primeiro receber alunos mais capacitados para os anos finais do ensino básico.

A expectativa é que esses resultados sejam realmente atingidos. Para o parlamentar, há uma organização e um planejamento bem feitos dos investimentos. Ele espera que também haja uma redução da evasão escolar, um aumento na aquisição de alimentos da agricultura familiar para as refeições e que novos cursos superiores sejam oferecidos na Universidade Aberta do Piauí.

Por Camila Trindade

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