Viagora

Rafael firma acordo com universidades portuguesas para intercâmbio

De acordo com o governo, o acordo inclui o Campus Sul – Associação Interuniversitária do Sul, que integra a Universidade Nova de Lisboa, a Universidade de Évora e a Universidade de Algarve.

Nessa quinta-feira (06), o governador do Piauí Rafael Fonteles firmou um Acordo de Cooperação tripartido com instituições de ensino superior portuguesas e a Comunidade Intermunicipal do Oeste (CIM-Oeste), focado em diferentes áreas, como energia limpa, transição digital, turismo e agricultura. A medida, assinada na sede da instituição, na cidade de Caldas da Rainha, garante o compartilhamento de informações e de pesquisas relacionadas a hidrogênio verde.

De acordo com o governo, o acordo inclui o Campus Sul – Associação Interuniversitária do Sul, que integra a Universidade Nova de Lisboa, a Universidade de Évora e a Universidade de Algarve, com sede em Évora, Portugal.

Com a medida cooperativa será possível realizar, de forma conjunta, atividades de natureza acadêmica, científica, técnica, pedagógica e cultural em áreas de interesse comum.

“Celebramos o acordo de cooperação para aumentarmos o intercâmbio, aprendermos juntos a melhor fazer as políticas públicas que estão alinhadas em relação ao Piauí”, afirmou Rafael Fonteles.

O presidente da Universidade de Lisboa, Ricardo Pinto, destacou a importância da parceria com o Piauí.

“Vamos alargar esta parceria com o estado do Piauí e dar nosso apoio em termos de formação, consultorias na área da administração pública e políticas públicas”, reforçou.

Ainda segundo o governo, a CIM-Oeste é formada por 12 cidades que possuem potencial para a economia do mar e outras áreas de interesse mútuo com o Piauí.

“Nós vamos aprender convosco, vós aprendereis conosco seguramente, e nesta partilha que o mundo vai avançando e nossas regiões, certamente, vão avançar também”, declarou Pedro Miguel Folgado, presidente da Câmara Municipal de Alenquer.

Facebook
Veja também