Viagora

PGE-PI alerta contribuintes da dívida ativa com parcelas atrasadas

Segundo a Procuradoria-Geral do Piauí, dos 1.695 ativos, 56% possuem uma ou mais prestações vencidas

A Procuradoria-Geral do Piauí (PGE), enviará alertas eletrônicos para contribuintes inscritos na dívida ativa do Estado, que estão com parcelas da negociação do débito em atraso. Dos 1.695 ativos, 56% possuem uma ou mais prestações vencidas.

De acordo com a Diretoria da Dívida Ativa, o não pagamento ocasionará a perda de descontos, e o rompimento após três boletos atrasados. Na cobrança, a Procuradoria Tributária alertará da data de vencimento da parcela e sobre as que estão em aberto.

A PGE também lembrará o contribuinte sobre a perda dos benefícios na negociação, caso as prestações não sejam pagas em dia. O procurador José Carlos explica que por diversos motivos o piauiense esquece de quitar a parcela e por isso o órgão emitirá o aviso.

“Ferramentas como essa, embora não possam garantir o pagamento, podem representar importantes veículos indutores do comportamento dos contribuintes. Às vezes, o atraso ocorre por esquecimento, e um lembrete, por parte do credor, poderá reduzir a inadimplência. Há casos também dos que realizam pagamento com o código de receita errado e, após receberem a mensagem, poderão procurar a PGE para regularizar a situação antes de acontecer o cancelamento do acordo”, disse.

Facebook
Veja também