Viagora

Piauí lança plano para melhorar cobertura vacinal em municípios prioritários

Os trabalhos iniciarão ainda no mês de outubro nos municípios de Teresina, Assunção do Piauí e Cocal.

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Piauí aprovou, nesta terça-feira (15), o Plano de Ação para a Melhoria das Coberturas Vacinais no estado. 

A iniciativa faz parte de uma estratégia mais ampla da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) para garantir que a cobertura vacinal reflita a realidade e que as vacinas administradas sejam corretamente contabilizadas.

Segunda a Sesapi, o objetivo principal do plano é corrigir erros de registro de vacinas identificados em diversos municípios piauienses, com foco nas cidades com maior volume de doses represadas ou registros incorretos no sistema de informação de imunização. 

Foto: Divulgação/Governo do PiauíPiauí lança plano para melhorar cobertura vacinal em municípios prioritários
Piauí lança plano para melhorar cobertura vacinal em municípios prioritários

Ainda segundo o órgão, os trabalhos terão início ainda em outubro, sendo Teresina, Assunção do Piauí e Cocal as primeiras cidades a receberem atenção. Estes municípios estão entre os que apresentam o maior volume de doses de vacinas represadas ou com erros de registro, de acordo com um ranqueamento elaborado pelo Ministério da Saúde.

Os principais erros registrados dizem respeito à associação incorreta do CPF dos cidadãos com seus cartões de saúde do SUS. Tais problemas impactam diretamente os indicadores de cobertura vacinal, dificultando o planejamento e a execução de políticas públicas de saúde voltadas para imunização.

A implementação do plano começará com uma reunião entre representantes dos municípios com maior volume de erros e a equipe técnica da coordenação de imunização da Sesapi. Posteriormente, profissionais da secretaria prestarão assistência presencial nos municípios afetados, oferecendo capacitação técnica para a correção dos dados no sistema CADSUS (Cartão Nacional de Saúde).

O processo de capacitação será fundamental para que os profissionais de saúde locais consigam identificar e corrigir os erros nos registros de CPF, garantindo que os dados vacinais sejam fidedignos e atualizados.

De acordo com Marylane Veloso, gerente de Vigilância em Saúde da Sesapi, a precisão dos registros de vacinação é tão importante quanto o próprio ato de vacinar. "Os registros de vacinação informam a realidade da cobertura vacinal dos municípios e do estado. O monitoramento dos registros vacinais precisa ocorrer de forma contínua, tanto pelo estado quanto pelos municípios", destacou. 

Através desse monitoramento constante, os gestores e profissionais de saúde poderão tomar decisões mais eficientes, baseadas em dados concretos sobre as coberturas vacinais.

Facebook
Veja também