Rafael Fonteles sanciona lei que institui campanha contra crimes cibernéticos no Piauí
A proposta é de autoria do deputado estadual Marden Menezes e foi publicada no Diário Oficial Do Estado.
Nessa terça-feira (10), a Lei Nº 8.541, que institui a Campanha de Conscientização e Prevenção contra Crimes Cibernéticos no Piauí, foi sancionada pelo governador Rafael Fonteles. A proposta é de autoria do deputado estadual Marden Menezes e foi publicada no Diário Oficial Do Estado.
De acordo com a legislação, o foco do projeto é o uso indevido da inteligência artificial (IA) em atos criminosos contra crianças e adolescentes no estado do Piauí.
A lei ressalta a importância da denúncia de crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes e, para ampliar o alcance da campanha, o Poder Executivo poderá firmar parcerias com organizações da sociedade civil e instituições educacionais.
Conforme o governo, a campanha tem o objetivo de alcançar os seguintes objetivos principais: promover debates sobre ética digital, privacidade e as consequências legais dos crimes cibernéticos; incentivar a criação de ações educativas diversificadas, abrangendo o uso seguro da internet e das redes sociais; e conscientizar pais, educadores, profissionais da área de tecnologia e a sociedade em geral sobre os riscos que os crimes cibernéticos representam para crianças e adolescentes.
Além disso, outras metas são alertar a população sobre os perigos da pornografia infantil, deepfakes e outros conteúdos prejudiciais gerados por IA, esclarecendo à ilegalidade da produção, reprodução, distribuição e comercialização de materiais envolvendo crianças e adolescentes em contextos sexuais ou de nudez, destacando a gravidade do uso de deepfake para tais finalidades.
Governo do Piauí
Rafael Fonteles
-
Passageira piauiense morre durante voo da Gol de Brasília a Miami
Conforme informações preliminares, a mulher passou mal e foi atendida por médicos que estavam à bordo, mas não resistiu e veio a óbito. -
Comarca de Parnaíba fez mais de 250 audiências na Semana da Justiça
A Semana da Justiça pela Paz em Casa é uma campanha idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça -
Piauí terá aplicativo que permite monitorar ações voltadas à 1ª Infância
O aplicativo reunirá dados da população dessa faixa etária, o município de Lagoa Alegre foi escolhido para ser piloto dessa experiência tecnológica -
Justiça anula contrato de R$ 98 milhões da Secretaria de Educação do Piauí
A Seduc-PI encaminhou uma nota de esclarecimento informando que o contrato foi encerrado em março de 2023 após o prazo de vigência e o atendimento das recomendações apontadas pelo TCE-PI. -
Operação Piracema apreende 4 mil metros de redes de pesca ilegal no Piauí
A ação ocorreu na primeira fase da operação no período e 2 a 7 de dezembro
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir