Professor piauiense é destaque entre cientistas mais influentes do mundo
Segundo Laécio Santos essa seleção, baseada em dados de mais de 9 milhões de cientistas, utiliza parâmetros como citações padronizadas, índice h, e um indicador composto.
O professor e pesquisador da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Laécio Santos Cavalcante, foi destaque entre os cientistas mais influentes do mundo pelo segundo ano consecutivo.
O reconhecimento faz parte de um ranking global elaborado pela editora Elsevier em parceria com a Universidade de Stanford, que reúne os 2% dos pesquisadores mais citados.
Segundo Laécio Santos essa seleção, baseada em dados de mais de 9 milhões de cientistas, utiliza parâmetros como citações padronizadas, índice h, e um indicador composto. Os dados de carreira são atualizados anualmente, refletindo o desempenho do ano anterior.
O levantamento inclui os 100.000 cientistas mais bem pontuados, com e sem autocitações, e é dividido em 22 grandes áreas do conhecimento e 176 campos específicos, com informações da plataforma Scopus, a maior base de dados de literatura revisada por pares.
Além do prof. Laécio, outros cinco pesquisadores piauienses da Universidade Federal do Piauí (UFPI) também integram a lista o Ademir Sérgio Ferreira de Araújo, Anderson de Oliveira Lobo, Edson Cavalcanti da Silva Filho, Edvani Curti Muniz e Paulo Michel Pinheiro Ferreira.
De acordo com o professor Laécio Santos é gratificante ser incluído, por duas vezes, no ranking internacional dos pesquisadores mais citados no mundo, o reconhecimento da comunidade científica global ao trabalho queque é realizado aqui, foi incluído pela primeira vez no ranking em 2019.
“Naquela época, o ranking foi publicado na revista PLoS Biology. Meu nome apareceu na lista que reúne os pesquisadores mais citados do mundo. E essa posição de destaque foi mantida nos anos seguintes, em 2020, 2021, 2022, 2023 e agora em 2024”.
Laécio Santos ressaltou ainda a importância do apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi)) para o avanço de suas pesquisas.
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina.Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado.TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina.Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano.Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir