Viagora

Professor piauiense é destaque entre cientistas mais influentes do mundo

Segundo Laécio Santos essa seleção, baseada em dados de mais de 9 milhões de cientistas, utiliza parâmetros como citações padronizadas, índice h, e um indicador composto.

O professor e pesquisador da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Laécio Santos Cavalcante, foi destaque entre os cientistas mais influentes do mundo pelo segundo ano consecutivo.

O reconhecimento faz parte de um ranking global elaborado pela editora Elsevier em parceria com a Universidade de Stanford, que reúne os 2% dos pesquisadores mais citados.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíProfessor Laécio Santos
Professor Laécio Santos

Segundo Laécio Santos essa seleção, baseada em dados de mais de 9 milhões de cientistas, utiliza parâmetros como citações padronizadas, índice h, e um indicador composto. Os dados de carreira são atualizados anualmente, refletindo o desempenho do ano anterior.

O levantamento inclui os 100.000 cientistas mais bem pontuados, com e sem autocitações, e é dividido em 22 grandes áreas do conhecimento e 176 campos específicos, com informações da plataforma Scopus, a maior base de dados de literatura revisada por pares.

Além do prof. Laécio, outros cinco pesquisadores piauienses da Universidade Federal do Piauí (UFPI) também integram a lista o Ademir Sérgio Ferreira de Araújo, Anderson de Oliveira Lobo, Edson Cavalcanti da Silva Filho, Edvani Curti Muniz e Paulo Michel Pinheiro Ferreira.

De acordo com o professor Laécio Santos é gratificante ser incluído, por duas vezes, no ranking internacional dos pesquisadores mais citados no mundo, o reconhecimento da comunidade científica global ao trabalho queque é realizado aqui, foi incluído pela primeira vez no ranking em 2019.

“Naquela época, o ranking foi publicado na revista PLoS Biology. Meu nome apareceu na lista que reúne os pesquisadores mais citados do mundo. E essa posição de destaque foi mantida nos anos seguintes, em 2020, 2021, 2022, 2023 e agora em 2024”.

Laécio Santos ressaltou ainda a importância do apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi)) para o avanço de suas pesquisas.

Facebook
Veja também