Piauí tem redução de 23% no número de homicídios dolosos em 2024, diz relatório

Os dados Estaduais da Segurança Pública foram divulgados nesta quarta-feira (03).

Na manhã desta quarta-feira (03), a Secretaria de Segurança Pública do Piauí realizou para a imprensa um evento promovido pela DATASSP, denomidado Workshop "Segurança em Dados”, que ocorreu no auditório da SSP-PI.

O intuitodo evento foi de apresentar a impressa os relatórios de dados estatísticos das operações policiais, e os avanços ao longo dos meses.

Foto: Divulgação/SSP-PI
Secretária de Segurança apresenta dados estatístico das operações policias

Segundo o secretário de Segurança Pública Chico Lucas, a intenção foi de apresentar os dados de maneira pedagógica para mostrar que os indicias são confiáveis e transparentes do foco da criminalidade.

“Na verdade, como nós somos sempre questionados pelos veículos de imprensa e eles todos na sua atribuição, tem que fiscalizar o poder público, a gente apresentou esses dados de maneira pedagógica, mostrando como eles são confiáveis e transparentes, mostrando qual é a metodologia, quais são as fontes, quais são os métodos, as técnicas usadas, e justamente para que a gente possa elevar o debate, para que a gente saia além do factual. A gente não pode ficar só acompanhando os crimes sem entender a dinâmica deles, como funciona, como eles se interagem com a cidade e como a gente pode combater e diminuir esses índices de criminalidade”, disse o secretário.

Foto: Divulgação/SSP-PI
Apresentação de dados estatísticos

O secretario ainda ressaltou que, teve que estudar a dinâmica da cidade, para entender a divisão das zonas, e aumentar o policiamento na região nordeste.

“Para entender a dinâmica da cidade ocorreu um estudo profundo, em quais zonas são divididas então foi dividida em nove, a gente percebeu ainda uma dificuldade em fazer enquadramento a região da Grande Pedra Mola, Socopo e Tabajara. É uma região nova que ainda precisa de um olhar específico porque a gente tem a Zona Norte e a Zona Leste e ela fica entre essas duas zonas espremidas. Então, do mesmo jeito que a zona Sudeste, ela está entre a sul e a leste, precisa-se tão, ter um olhar para a Zona Nordeste de Teresina, que seria a Grande Pedra Mola, inclusive, a gente vai reestruturar e aumentar a presença policial nessa região porque é uma região que realmente precisa de uma atenção maior”, concluiu.

De acordo com o delegado João Marcelo Brasileiro, a intenção de apresentar os dados é com o objetivo de facilitar o trabalho da imprensa ao transmitir a informação para o cidadão, para mantê-lo sempre informado do que acontece na cidade.

“É método de contabilidade desses casos, especialmente nas mortes violentas intencionais, fruto de um processo, de um estudo de cada vítima desses casos. Um outro ponto também é a retroalimentação do nosso banco, a gente acompanhar o desenrolar dessas ocorrências, não só tratar esse dado como um dado estático, esse dado com a vida perdida, os dados se referem a vidas, então esses dados têm que ser tratados de maneiras sérias, ele não é apenas um número matemático, eles são vidas que se perderam, então nós temos que tratar com a devida seriedade, e passa por uma metodologia rigorosa de apuração é a transparência”, ressaltou o delegado.

Sobre os dados

De acordo com os números registrados pela Secretaria de Segurança Pública, por meio do DATASSP, no primeiro trimestre de 2023 o Piauí registrou 189 casos de homicídios dolosos (descontados os feminicídios), no mesmo período deste ano foram contabilizados 146 casos, uma queda de aproximadamente 23%. 

Em relação ao número de casos de roubos seguidos de morte, o latrocínio, foram registrados 04 casos nos três primeiros meses de 2023, e 02 casos em 2024, uma redução de 50%.  

Ainda de acordo com o levantamento, no primeiro trimestre de 2023 foram registrados 3706 casos de roubo de aparelhos celulares no Piauí, no mesmo período deste ano 2082 casos foram contabilizados, uma redução de 44%. 

Nos três primeiros meses de 2023, foram contabilizados 5348 casos de roubos no Estado do Piauí, já em 2024 foram registrados 3102 casos, uma queda de 42%. Em 2023, as forças de segurança pública conseguiram recuperar no primeiro trimestre 453 aparelhos celulares, no mesmo período de 2024 foram recuperados 1081, um aumento de 139%  

Mais conteúdo sobre:

SSP-PI

Governo do Piauí

Chico Lucas

Veja também