Ouvidoria da Polícia Civil do Piauí ocupa 1°lugar em atendimentos em 2024

Segundo a SSP-PI, ganhou o primeiro lugar pelo terceiro ano consecutivo, em quantidade de atendimentos feitos pelas ouvidorias da secretaria.

A Secretaria de segurança Pública do Piauí (SSP-PI) divulgou resultados significativos no ano de 2024, da Ouvidoria da Polícia Civil do Piauí (PC-PI). A mesma, ganhou o primeiro lugar pelo terceiro ano consecutivo, em quantidade de atendimentos feitos pelas ouvidorias da secretaria.

De acordo com a SSP-PI, dentre as ouvidorias setoriais dos órgãos do estado, a Ouvidoria manteve-se na terceira posição, pelo segundo ano consecutivo, com destaque para o aumento no número de atendimentos no ano de 2024 em comparação ao ano anterior, nos quais foram realizados e encaminhados 1808 atendimentos e, em 2023, 1216, ou seja, um aumento de quase 50% no último ano. Os dados são do Boletim de Indicadores da Ouvidoria Geral do Estado.

Foto: Divulgação/ssppi
Ouvidoria da Polícia Civil do Piauí (PC-PI)

Segundo o ouvidor da PC-PI, Ernani Uchôa Leal, o aumento no número de atendimentos a cada ano reflete a credibilidade que o setor tem diante da sociedade dentro e fora do Piauí. “Somos procurados por piauienses residentes e não residentes no estado para sanarmos dúvidas, encaminharmos solicitações, dentre outros atendimentos. Isso prova o conceito de trabalho eficiente e responsável que a instituição criou pela ouvidoria’’, destacou.

Segundo a secretaria, no ano passado, a Ouvidoria da PC-PI foi pioneira no atendimento em libras, sendo a primeira dos órgãos de segurança do estado a realizar esse trabalho, que é resultado do aperfeiçoamento dos servidores da instituição, nesse caso do ouvidor da PC-PI, para atender melhor à população.

O delegado-geral da PC-PI, Luccy Keiko, ressaltou que os números reiteram o trabalho comprometido realizado pela ouvidoria, incentivado pela gestão que prioriza o atendimento rápido, acessível e cordial a todos. “Temos como meta sempre atender bem o cidadão que procura os serviços da Polícia Civil do Piauí e isso está sendo feito de forma primorosa pela nossa Ouvidoria”, pontuou.

Conforme a SSP-PI, as demandas da Ouvidoria da PC-PI são registradas no Sistema FALA BR da Controladoria Geral da União – CGU, onde tais demandas são referentes às reclamações, sugestões, elogios e consultas formais que o público geral realiza. Esse é um serviço que possibilita um atendimento especializado para o primeiro contato com a PC-PI em procedimentos em que o cidadão busca um relacionamento institucional diverso das demais atribuições da polícia judiciária.

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