Viagora

Detentos da Penitenciária de Picos continuam foragidos

Dois dias após empreenderem fuga da Penitenciária Regional "José de Deus Barros", nenhum dos quatro presos foi localizado.

Os quatro detentos da Penitenciária Regional de Picos que fugiram por um buraco feito na laje do pavilhão D, continuam foragidos, desde o último sábado (01). Esta é a segunda vez em menos de três meses, que detentos fogem da Penitenciária de Picos.

Os detentos foragidos foram identificados como Patrick Wedney Borges Leal, natural de Picos e acusado de furto; Edmar da Silva Lopes, natural de Paulistana, detido por tráfico de drogas; Pedro Henrique de Moraes, natural de Jaicós, acusado de latrocínio e Arionaldo de Jesus Silva acusado de homicídio em Betânia do Piauí.

De acordo com Kleiton Holanda, diretor do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinplojuspi), os presos teriam aproveitado a falta de segurança na guarita do prédio para fugirem pelo local onde ocorreu na última fuga.

“Os presos utilizaram um estilete para cavar a laje do pavilhão, no mesmo local por onde ocorreu a última fuga, no mês de maio. A fragilidade da estrutura, o déficit de agentes penitenciários e a superlotação no local propicia a fuga de presos”, afirma o diretor.

Ainda, de acordo com Kleiton Holanda, a polícia ainda não conseguiu recapturar os fugitivos. Também os detentos identificados como Roniel Costa de Brito e Francisco Antônio Sobrinho Filho, que fugiram no mês de maio, ainda estão foragidos.

“Quando os presos não estão tentando fugir, estão se matando dentro dos pavilhões, somente este ano já contabilizamos 12 mortes violentas dentro das unidades prisionais do Estado. Isso é sinal de que algo precisa mudar, faltam agentes penitenciários, os presídios estão superlotados e as estruturas debilitadas”, finaliza Kleiton Holanda.
Facebook
Veja também